terça-feira, 27 de novembro de 2012

Próximo jogo da série Hitman oferecerá uma nova perspectiva sobre o Agente 47

Square Enix afirma que a decisão de dividir o futuro da franquia entre duas desenvolvedoras funcionará como a série Call of Duty entre a Treyarch e a Infinity Ward.


Com a conclusão do lançamento de Hitman Absolution ocorrida na semana passada, a Square Enix volta as suas atenções para o novo título da série, cuja existência já se tem conhecimento desde Novembro do ano passado quando a empresa anunciou os planos de abrir um novo estúdio, a Square Enix Montreal.


Na época, no entanto, a única pista dada sobre o novo jogo era uma declaração divulgada pela Square Enix que informava que as funções do novo estúdio seria o de criar “jogos AAA para a audiência do amanhã,” com o seu primeiro projeto sendo “um novo título de qualidade Premium [baseado] na premiada franquia Hitman.”

Mas agora, o diretor de Hitman Absolution, Tore Blystad da IO Interactive, revelou algumas novas informações sobre o próximo capítulo da série. Conversando com o site OPM no final da semana passada, Blystad comentou que o novo jogo incluirá um punhado de novas ideias e oferecerá “uma nova perspectiva” sobre o Agente 47, e explicou também como funcionará a divisão na produção da franquia entre estúdios IO Interactive e Square Enix Montreal a partir de agora.

Nós temos conversado sobre estas semelhanças entre algumas das grandes franquias de filmes como Aliens, aonde cada um tem uma forma própria de fazer,” disse Blystad, se referindo à forma como novas ideias são implantadas nos grandes jogos. “Toda a vez que alguém começa a trabalhar em uma franquia se faz algo diferente. Então ao invés de fazer a mesma coisa novamente você define uma outra direção para o personagem a partir de uma nova perspectiva.”

Apesar disso, a IO Interactive se mostra um tanto precavida com o excesso de mudanças: “Existem uma série de problemas que você encontra nestes tipos de produção, e alguns deles são problemas realmente fundamentais, ou causam um efeito muito grande no jogo - por exemplo quando você faz uma mecânica. Se você muda demais uma mecânica, então toda a jogabilidade será modificada.”

Todos os jogos da série Hitman até hoje sempre foram desenvolvidos internamente pela IO Interactive, então o novo título representa o primeiro caso em que um projeto Hitman sairá das mãos de seu estúdio criador. Mas apesar do fato de a produção do novo jogo estar sendo feita inteiramente pela Square Enix Montreal, isso não significa que a antiga casa da série não terá participação alguma no projeto.

Bem, existem conversações entre nós e é claro que deve haver um certo tipo de sincronização, mas esta é a primeira vez em que se pode dizer que Hitman saiu de sua casa,” disse Blystad. “Por sorte, é com alguém que nós conhecemos. Alguns dos desenvolvedores chave vieram da IO e têm trabalhado nos jogos anteriores, então não é como se ele estivesse em mãos completamente estranhas.”


O diretor também explicou como funcionará a decisão da Square Enix de dividir a produção da franquia entre duas desenvolvedoras a partir de agora, descrevendo isso como se fosse um progresso natural nas coisas.

É como a Treyarch e a Infinity Ward,” disse Blystad. “Você tem uma propriedade intelectual que está sendo desenvolvida. Eles estarão alimentando um ao outro, e também às outras coisas que surgirem. Eu acho que com estas grandes franquias se demora muito para desenvolver apenas um jogo. Se você pode, trabalhe ao menos uma parte em paralelo para um ajudar ao outro.”

Então é isso. Temos um novo título da série Hitman em desenvolvimento pela Square Enix Montreal. Um título que, de acordo com informações recebidas de fontes pela Eurogamer, será lançado para a próxima geração de consoles. Já em relação à IO Interactive, Blystad disse que algumas pessoas do estúdio já começaram a trabalhar em um novo projeto, o qual ele, logicamente, não revelou.

Vale lembrar, no entanto, que o chefe da Square Enix Montreal, Lee Singleton, confirmou ano passado que a IO Interactive continuará criando jogos da série Hitman no futuro.

“A Square Enix Montreal trabalhará em conjunto com a IO Interactive para que nós dois possamos contribuir com a franquia Hitman no futuro,” disse ele na época. “Nós aumentaremos a frequência de jogos lançados, mas nós não temos planos de migrar totalmente a franquia para Montreal.”



..............................................................................................................
Outras notícias:
..............................................................................................................