Square Enix afirma que a decisão de dividir o futuro da
franquia entre duas desenvolvedoras funcionará como a série Call of Duty entre
a Treyarch e a Infinity Ward.
Com a conclusão do lançamento de Hitman Absolution ocorrida na
semana passada, a Square Enix volta as suas atenções para o novo título da
série, cuja existência já se tem conhecimento desde Novembro do ano passado
quando a empresa anunciou os planos de abrir um novo estúdio, a Square Enix
Montreal.
Na época, no entanto, a única pista dada sobre o novo jogo
era uma declaração divulgada pela Square Enix que informava que as funções do
novo estúdio seria o de criar “jogos AAA para a audiência do amanhã,” com o seu
primeiro projeto sendo “um novo título de qualidade Premium [baseado] na
premiada franquia Hitman.”
“Nós temos conversado sobre estas semelhanças entre algumas
das grandes franquias de filmes como Aliens, aonde cada um tem uma forma
própria de fazer,” disse Blystad, se referindo à forma como novas ideias são implantadas
nos grandes jogos. “Toda a vez que alguém começa a trabalhar em uma franquia se
faz algo diferente. Então ao invés de fazer a mesma coisa novamente você define
uma outra direção para o personagem a partir de uma nova perspectiva.”
Apesar disso, a IO Interactive se mostra um tanto precavida
com o excesso de mudanças: “Existem uma série de problemas que você encontra
nestes tipos de produção, e alguns deles são problemas realmente fundamentais,
ou causam um efeito muito grande no jogo - por exemplo quando você faz uma
mecânica. Se você muda demais uma mecânica, então toda a jogabilidade será
modificada.”
Todos os jogos da série Hitman até hoje sempre foram
desenvolvidos internamente pela IO Interactive, então o novo título representa o
primeiro caso em que um projeto Hitman sairá das mãos de seu estúdio criador. Mas
apesar do fato de a produção do novo jogo estar sendo feita inteiramente pela Square
Enix Montreal, isso não significa que a antiga casa da série não terá
participação alguma no projeto.
“Bem, existem conversações entre nós e é claro que deve
haver um certo tipo de sincronização, mas esta é a primeira vez em que se pode
dizer que Hitman saiu de sua casa,” disse Blystad. “Por sorte, é com alguém que
nós conhecemos. Alguns dos desenvolvedores chave vieram da IO e têm trabalhado
nos jogos anteriores, então não é como se ele estivesse em mãos completamente
estranhas.”
O diretor também explicou como funcionará a decisão da
Square Enix de dividir a produção da franquia entre duas desenvolvedoras a
partir de agora, descrevendo isso como se fosse um progresso natural nas
coisas.
“É como a Treyarch e a Infinity Ward,” disse Blystad. “Você
tem uma propriedade intelectual que está sendo desenvolvida. Eles estarão alimentando
um ao outro, e também às outras coisas que surgirem. Eu acho que com estas grandes
franquias se demora muito para desenvolver apenas um jogo. Se você pode,
trabalhe ao menos uma parte em paralelo para um ajudar ao outro.”
Então é isso. Temos um novo título da série Hitman em desenvolvimento
pela Square Enix Montreal. Um título que, de acordo com informações recebidas
de fontes pela Eurogamer, será lançado para a próxima geração de consoles. Já
em relação à IO Interactive, Blystad disse que algumas pessoas do estúdio já
começaram a trabalhar em um novo projeto, o qual ele, logicamente, não revelou.
Vale lembrar, no entanto, que o chefe da Square Enix
Montreal, Lee Singleton, confirmou ano passado que a IO Interactive continuará
criando jogos da série Hitman no futuro.
“A Square Enix Montreal trabalhará em conjunto com a IO
Interactive para que nós dois possamos contribuir com a franquia Hitman no
futuro,” disse ele na época. “Nós aumentaremos a frequência de jogos lançados,
mas nós não temos planos de migrar totalmente a franquia para Montreal.”
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