quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Insomniac revela que não estará mais produzindo jogos da série Resistance

Diretor do estúdio declara que a desenvolvedora terminou com os trabalhos da franquia, com a propriedade seguindo o seu próprio rumo nas mãos da Sony.


A série Resistance se tornou em uma das melhores franquias de tiro em 1ª pessoa exclusivas do Playstation 3, e tudo graças ao excelente trabalho da Insomniac Games, estúdio responsável pelos três principais jogos da série lançados para o console da Sony. Então não é de se espantar que os fãs da série tenham sido pegos de surpresa na semana passada quando a desenvolvedora anunciou que ela não estaria mais criando novos jogos Resistance.


Conversando com o site VG247 na última quinta-feira, o diretor geral da Insomniac Games, Ted Price, declarou: “Nós não estaremos mais fazendo [jogos] Resistance.”

E foi isso... simples, rápido, direto e objetivo.

No dia seguinte, entretanto, Price parece ter considerado expor melhor a decisão da empresa, motivado em partes pela propagação da notícia nos sites de jogos e pela base de fãs que procuravam por maiores informações.

Utilizando-se do canal da desenvolvedora no Youtube, o diretor veio a público para comentar sobre as notícias de que o estúdio não estaria mais criando jogos Resistance.

Alguns de vocês podem ter visto as manchetes que nós inadvertidamente criamos através de uma entrevista que eu dei, aonde eu confirmei que nós não estaremos mais fazendo nenhum jogo Resistance,” disse Price. Esta não é a primeira vez que nós aqui da Insomniac falamos sobre isso, mas [desta vez] virou uma grande notícia. Então eu quis confirmar isso, face a face, que nós não estaremos mais caminhando com a franquia Resistance.”

E adicionou: “Nós acreditamos que Resistance alcançou a sua conclusão lógica no que se refere à história que nós queríamos contar. Entretanto, isso não significa que a franquia Resistance não terá continuidade: ela já está nas mãos competentes da Nihilistic, e sobre os cuidados da Sony. Nós sabemos que ela continuará existindo e se expandindo. E nós, como fãs, estamos ansiosos para ver aonde ela vai.”

E concluiu dizendo: Mas eu quero agradecer a todos vocês, os nossos fãs, e com certeza à todos aqueles que jogaram Resistance, por terem estado conosco nesta jornada desde Resistance 1 o caminho todo até Resistance 3. O entusiasmo de vocês, os seus comentários e suas críticas têm sido ao mesmo tempo de extrema ajuda e recompensadoras para nósTemos grandes expectativas de termos vocês conosco enquanto nos direcionamos para outros jogos como Overstrike. Então, muito obrigado pelo suporte de vocês.”

As declarações de Price apenas confirmam o que já havia sido indicado pela própria Insomniac Games em Agosto do ano passado, quando o diretor de criação de Resistance 3, Marcus Smith, declarou que enxergava o estúdio como não fazendo parte do futuro da série.

Eu adorava a série Spyro the Dragon quando [a Insomniac] a fazia. Eu não trabalhava lá na época, e eu fiquei desapontado quando eles não criaram o quarto jogo, mas ultimamente, acho que seria saudável para eles uma mudança de ar. Eu acho que é isso que nós estamos vendo aqui,disse Smith na época.

Nós terminamos Resistance 3 e nós estamos realmente orgulhosos dele, mas atualmente nós não estamos planejando fazer Resistance 4. Eu não saberia dizer se isso é algum tipo de reviravolta dentro da Insomniac. Eu acho que nós estamos considerando e vislumbrando uma série de diferentes direções.”

E completou: “Nós temos uma série de diferentes lugares no universo [que podem ser aproveitadas no jogo], então eu enxergo quase que como uma certeza que a série irá para uma outra desenvolvedora. Eu tenho certeza de que a Sony esteja querendo encontrar uma desenvolvedora de alto calibre para fazer o trabalho. Eu não acho que eles entregariam a franquia para alguém que a arruinasse.”



Dois meses antes, Price já havia revelado à Eurogamer o desejo da Insomniac de trabalhar numa base multiplataforma. “Nós reconhecemos que temos uma base de fãs bastante leal entre os jogadores da Sony, e nós adoramos eles,” disse Pride ao site durante a E3 de 2011.

Nós definitivamente somos dedicados a eles. Entretanto, nós sempre quisemos alcançar uma audiência ainda maior. E a audiência do Xbox 360 tem sido uma audiência vibrante, uma alternativa viável já a um bom tempo. Esta é a chance para se fazer isso.”

E gora, com a famosa série de tiro virando uma coisa do passado para a Insomniac, a empresa volta as suas atenções para Overstrike, o jogo de tiro em 1ª pessoa cooperativo que será distribuído pela Electronic ArtsA Insomniac Games tem sido uma exclusividade da marca Playstation por 15 anos agora, e Overstrike, que será lançado para Playstation 3 e Xbox 360, será o primeiro projeto multiplataforma do estúdio.

Insomniac também abriu uma divisão de jogos voltada para os jogos sociais, chamada de Insomniac Click, cujo objetivo será o de criar “mundos complexos, ricas histórias, e uma jogabilidade acessível.”

Resistance 3 comercializou apenas 180.000 cópias em seu primeiro mês de vendas nos Estados Unidos, de acordo com a NPD. Isto representou uma queda considerável em relação as vendas de Resistance 2 em seu primeiro mês (385.000 unidades). Resistance 2 chegou a comercializar um total de 3 milhões de cópias no mundo todo.

O mais novo capítulo da série, que será lançado para o PS Vita, está sob a responsabilidade da Nihilistic, enquanto que Resistance Retribution para o PSP acabou sendo produzido pela Sony Bend. Fica ai a pergunta: Que estúdio a Sony usará para criar os próximos jogos da série?

Resistance 3, que recebeu a nota 8/10 pela Eurogamer, foi lançado numa época recheada de outros grande títulos de peso, como Deus Ex: Human Revolution, Dead Island e Gears of War 3, além de Madden, da série de futebol americano da EA que faz bastante sucesso nos EUA. Lá, o jogo estreou na sétima posição, ficando atrás dos jogos citados acima, enquanto que no Reino Unido, Resistance 3 estreou em quarto lugar, ficando atrás de jogos como Dead Island e Warhammer 40K: Space Marine.


FONTE: VG247.com / Gamezone.com / Eurogamer.net aqui e aqui

............................................................................................................
Outras notícias:
Resistance para o NGP será desenvolvido pela Nihilistic 
Syphon Filter 4 será lançado no final de 2012, segundo revista 
............................................................................................................ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário