Console da Sony vende 491.000 unidades; crescimento de 1% interrompe seqüência de meses de declínio nas vendas; Halo 3:ODST vende 1,52 milhões de unidades.
Na semana passada o Grupo NPD (empresa americana de pesquisa de mercado) havia segurado a publicação do relatório das vendas da indústria dos games do mês de Setembro nos EUA... até ontem. Depois da publicação de ontem, ficou claro porque a NPD quis fazer uma nova verificação nos dados. Durante o período de Setembro, as vendas no mercado de games tiveram um aumento irrisório, crescendo apenas $0,01 bilhão (R$ 19 milhões) em relação à Setembro do ano passado, indo de $1,27 bilhões (R$ 2,41 bilhões) em 2008 para $1,28 bilhões (R$ 2,43 bilhões) em 2009.
O pequeno crescimento quebrou uma seqüência de seis meses de declínio constante, quando a indústria dos games perdeu o status de “resistente à recessão”. Entretanto, o fato de a NPD ter usado um período de cinco semanas para o mês de Setembro deste ano (de 30 de Agosto até 3 de Outubro), comparado com Setembro do ano passado que foi composto por quatro semanas, fez com que a empresa afirmasse que as vendas entre os dois períodos estão praticamente no mesmo patamar.
“A indústria teve um modesto aumento em relação a Setembro de 2008, e [o mês de Setembro de 2009] se tornou o segundo melhor Setembro de vendas até agora, atrás apenas do de 2007, quando Halo 3 foi lançado e vendeu mais de 3 milhões de cópias naquele mês,” disse a analista Anita Frazier, da NPD, em uma declaração. “Numa unidade base de vendas, a indústria permaneceu no mesmo patamar. O aumento nas receitas se deve ao aumento do preço médio no varejo em todas as categorias, com exceção das vendas dos consoles que tiveram uma queda de 8% no preço médio em relação à Setembro do ano anterior.”
De fato, a redução nos preços de todos os três consoles fizeram as receitas de hardware caírem 6%, indo para $472,28 milhões (R$ 898,36 milhões). O DS foi mais uma vez a plataforma de maior venda em Setembro, com 524.000 unidades vendidas no mês. Entretanto, em segundo lugar está o Playstation 3. Impulsionado pelo lançamento do Playstation 3 Slim de 120GB no final de Agosto e também pelos descontos dados nos modelos anteriores, a plataforma vendeu 491.800 unidades e alcançou o seu melhor posto desde o lançamento em Novembro de 2006.
Não muito distante do PS3 está o Nintendo Wii, que vendeu 462.800 unidades graças em parte ao novo preço de $200 (R$ 380). Representantes da Nintendo fizeram questão de alertar rapidamente que esse número representa um aumento de 67% em relação a Agosto, apesar de a redução no preço do console ter iniciado apenas na última semana de Setembro.
Em quarto, com 352.600 unidades vendidas, está o Xbox 360, modelo Elite de 120GB, que também teve o seu preço reduzido para $300 (R$ 570) – além de um desconto de $50 (R$ 95) oferecido por apenas alguns dias durante o período em questão. Em quinto lugar aparece o recém chegado PSP Go com 190.400 unidades, seguido pelo Playstation 2 com 146.000 unidades.
“Todas as três fabricantes de consoles obtiveram retorno sobre o impacto da redução de preços no que se refere a unidades vendidas, com o PS3, Wii e Xbox 360 tendo um aumento em relação a Agosto de 87%, 33% e 31%, respectivamente, em média de vendas por semana base (lembrando que Setembro foi composto por cinco semanas em relação a Agosto, que foi composto por quatro),” disse Fraizer.
E ela continuou, dizendo, “Comparado com Setembro do ano passado, o PS3 foi o grande vencedor, mais do que dobrando as vendas de 2008. Isso retrata a forte reação que os consumidores tiveram em relação à redução de preços, já que tanto Agosto quanto Setembro tiveram um aumento de mais de 70% em relação aos meses anteriores. Este foi o primeiro mês que o PS3 alcançou a primeira colocação nas vendas de consoles.”
Com relação aos softwares (games), o jogo exclusivo da Microsoft, Halo 3: ODST, chegou no mercado e vendeu 1,52 milhões de unidades nos Estados Unidos – mais da metade das vendas totais do jogo no mundo, que é de 2,5 milhões. Em segundo está o ainda popular Wii Sports Resort, que acompanha o WiiMotion Plus, com 442.900 unidades, seguido pela edição do 360 do jogo Madden NFL 10, com 289.600 unidades. O quarto lugar ficou com outro bem recebido estreante, Mario & Luigi: Bowser's Inside Story, com 258.100 unidades.
Fraizer, entretanto, vê um bom prospecto em relação aos números deste mês. “Madden NFL 10 conquistou um bom espaço neste mês,” disse ela. “Embora ele, quando foi lançado em Agosto, tenha vendido 19% menos unidades do que o seu predecessor no ano passado, quando nós entramos no seu segundo mês de vendas o déficit caiu para 13%, que é um bom prognóstico para o título para as férias de final de ano.”
Entretanto, nem todos os analistas compartilham do mesmo otimismo de Fraizer. Jesse Divnich, diretor de serviços de análises da Electronic Entertainment Design and Research, acha que pode não haver um bom momento mais a frente. Disse ele a GameSpot, “O que nós presenciamos durante a última semana de Setembro foi uma enorme queda nas vendas de softwares e hardwares hardcore, indicando que a empolgação sobre a redução de preços do PS3 e do Xbox 360 foi embora mais cedo do que o esperado.”
Divnich continuou, “Além disso, a quantidade de jogos comprados em conjunto com estas vendas de hardware foi mais baixa do que o normal. Estes dados sugerem que a maioria das receitas da indústria no mês de Setembro se deve principalmente ao corte nos preços dos hardwares. Isso é desapontaste, pois indica que os consumidores não estão indo comprar títulos chave – um item significante para se montar um prognóstico sobre a performance das férias de final de ano. Com estas informações em mãos, é bem provável que as vendas de outubro serão tão fracas quanto o experado anteriormente.”
Indústria de Video Games nos EUA – Setembro de 2009 (de 30 de Agoato a 3 de Outubro)
Hardware: $472.28 milhões (R$ 897,33 milhões) => -6%
Software: $649.32 milhões (R$ 1,23 bilhões) => +5%
Acessórios: $157.33 milhões (R$ 298,92 milhões) => +2%
Total: $1.28 bilhões (R$ 2,43 bilhões) => +1%
Hardwares mais vendidos – Setembro de 2009
Nintendo DS: 524,200
PlayStation 3: 491,800
Wii: 462,800
Xbox 360: 352,600
PSP: 190,400
PlayStation 2: 146,000
Softwares mais vendidos – Setembro de 2009
Título / Distribuidora / unidades**
1) Halo 3: ODST (360) / Microsoft / 1,520,000
2) Wii Sports Resort w/ Wii Motion Plus (Wii) / Nintendo / 442,900
3) Madden NFL 10 (360) / Electronic Arts / 289,600
4) Mario & Luigi: Bowser's Inside Story / Nintendo / 258,100
5) The Beatles: Rock Band (360) / MTV Games / 254,000
6) Madden NFL 10 (PS3) / Electronic Arts / 246,500
7) Marvel: Ultimate Alliance 2 (360) / Activision / 236,000
8) Batman: Arkham Asylum (PS3) / Square Enix (Eidos) / 212,500
9) Guitar Hero 5 (360) / Activision / 210,800
10) The Beatles: Rock Band (Wii) / MTV Games / 208,600
** = Dados incluem Edições de Colecionador e combinados não vendidos com consoles
FONTE: GameSpot.com
=============================================================
Outras notícias:
- Vendas do PS3 sobem no Reino Unido e Japão
- Xbox 360 Elite oficialmente a $299, Pro ‘descontinuado’
=============================================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário