terça-feira, 18 de agosto de 2009

Geração atual de consoles ‘durará até 2012’ - Crytek

GDC Europa 2009 - Cevat Yerli fala sobre o novo Cryengine e porque os jogos não ficarão com cara de nova geração nos próximos três anos.


Como o cabeça de um dos estúdios de desenvolvimento de PC mais bem sucedidos do mundo, o fundador e presidente da Crytek, Cevat Yerli, se encaixa muito bem como comandante de uma palestra chamada “O futuro dos gráficos de jogos” (The Future of Gaming Graphics). Crytek tem sido responsável pelos jogos Far Cry e Crysis, dois dos mais aclamados games no mercado desde o seu lançamento, e está atualmente trabalhando duro para trazer Crysis 2 para o PC bem como para Xbox 360 e PS3.


Yerli foi enfático em dizer que, daqui até 2012, não se deve esperar que os games avancem muito além do que eles se mostram hoje, em termos gráficos. “Games até 2012 não se parecerão muito diferentes do que eles são (nos dias de hoje), já que as engines estão amarradas ao ciclo dos consoles.” Yerli estima que próxima grande atualização da CryEngine estará disponível em 2012, mais ou menos na mesma época em que ele acredita que a próxima geração de hardware de consoles chegará. Dito isso, ele acredita por inteiro na força do Wii e do prospecto de uma longevidade no ciclo de vida do console e avisou que se uma nova geração não chegar em 2012-2013, então “poderia ser um longo período.”

Enquanto Yerli afirma que o padrão para os gráficos atuais já está presente, ele diz que nós devemos esperar por um “imenso avanço em física, AI, e simulação de efeitos especiais” para os próximos anos. Ele também diz que, em referência as séries de filmes animados da Fox, por volta de 2013 “nós seremos capazes de fazer Ice Age em tempo real.” Combinando filmes animados em tempo real parece ser o maior objetivo para Yerli, que usou Final Fantasy: The Spirits Within como um padrão para o CryEngine 3.

Nós queremos superar as faces no filme Final Fantasy, mas fazendo em tempo real o que eles fizeram em offline. Todos os dias eu tenho postado imagens dos filmes Final Fantasy,” ele brinca. Ele então dá continuidade mostrando um vídeo de incríveis modelos faciais iguais aos da vida real na mais nova atualização da engine. “Uma face tem mais tecnologia que todo o primeiro jogo Far Cry,” afirmou ele.

CryEngine 3 é a atual criação de tecnologia da companhia, aonde Yerli diz que servirá como base na criação dos games da empresa até 2012. Yerli exibiu uma demo de Crysis recriada usando a mais nova tecnologia.

A demo incluiu nuvens em 3D, partículas leves, parallax occlusion mapping, e visão no alcance de 7Km. Claramente, Yerli não concorda com as críticas que ele recebeu por causa do Crysis original e a alta performance que o jogo exigia. “Sempre foi o meu sonho ter um jogo que eu poderia jogar agora, e então em dois anos quando eu fizer upgrade em meu computador, jogá-lo novamente.” ele afirmou.


FONTE: GameSpot

Nenhum comentário:

Postar um comentário