terça-feira, 8 de novembro de 2016

Rumor: Revelação do Xbox Scorpio foi antecipada por causa dos vazamentos sobre o PS4 Pro, console rodará jogos da UWP de forma nativa

O site Windows Central publicou ontem um novo rumor afirmando ter recebido de uma fonte de confiança novas informações sobre o console e sobre os planos da Microsoft para o aparelho.


A fonte do site revelou que os constantes vazamentos do PS4 Pro na época anterior à E3 2016 acabaram fazendo com que a Microsoft decidisse por fazer o anúncio do Project Scorpio durante a feira em Junho.

Ao que parece, não era intenção da fabricante revelar o console durante a E3, mas os vazamentos sobre o console da Sony levaram a empresa a antecipar o anúncio do sistema. Antes disso, o Xbox Scorpio era conhecido apenas por um pequeno punhado de desenvolvedores selecionados, disse a fonte.

A matéria da Windows Central informa ainda que o Xbox Scorpio poderá rodar os jogos de PC criados para a Plataforma Universal do Windows (UWP) de forma nativa, incluindo os atuais jogos disponíveis. O console será capaz de reproduzir versões em 4k destes jogos.

Foi dito que os desenvolvedores terão muito pouco trabalho para poder fazer rodar os jogos de Windows 10 da UWP no Scorpio, indicando que esta adaptação será um processo fácil devido a própria natureza da plataforma UWP, que foi criada para possibilitar rodar aplicativos em múltiplas plataformas.

"A [desenvolvedora] The Coalition já confirmou anteriormente que Gears of War 4 está pronto para rodar na resolução de 4K no Project Scorpio", escreveu o site. "Isso é por que o Project Scorpio pode reproduzir jogos da Universal Windows Platform (UWP) da loja Windows 10 em 4k de forma nativa. Se você jogou Gears of War 4, Forza Horizon 3 ou Rise of the Tomb Raider na resolução de 4K num PC de ponta, então você já tem uma ideia de como serão os jogos no Project Scorpio".

"A UWP é um conjunto de ferramentas (APIs) que está padronizada entre os dispositivos da família de produtos Windows 10. Com mudanças mínimas, os desenvolvedores têm sido capazes de criar aplicativos para o Windows 10 e o Windows 10 Mobile que funcionam em todos os tipos de dispositivos, incluindo celulares, laptops, consoles Xbox One e até mesmo o holográfico HoloLens".

"Nossa fonte nos disse que qualquer jogo que seja programado de forma nativa para o UWP no Windows 10 irá rodar no Project Scorpio com uma quantidade mínima de mudanças. Esta sempre foi a visão da Microsoft para o UWP", completou o site.

A fonte comentou ainda que a Microsoft planeja fazer do kit de desenvolvimento do Scorpio uma unidade de desenvolvimento única que servirá para todas as plataformas. O kit permitirá aos desenvolvedores a testar seus jogos em diferentes configurações, incluindo um modelo específico do Xbox One que imitará a performance do sistema.

Os jogos serão capazes de detectar o hardware em que eles estão rondando, e baixar os dados e arquivos necessários específicos do sistema. Os jogos Gwetn: The Witcher Card Game, Cuphead e Everspace foram citados como exemplos de como os atuais jogos criados para a plataforma UWP Windows 10 darão suporte ao Scorpio apenas pelo fato de terem sido criados para o UWP.

"Então o que tudo isso significa? Se o desenvolvedor está fazendo jogos para o Project Scorpio, ele já está fazendo jogos para a loja Windows 10 e vice-versa. Jogos de empresas terceiras que são nativos do UWP para o Windows 10 tais como os novos lançamentos GWENT: The Witcher Card Game, Cuphead e Everspace estarão prontos para o 4k no Scorpio apenas pelo fato de eles terem sido desenvolvidos para os PCs", completou a matéria.

O Project Scorpio (ainda um codinome para o console) está previsto para ser lançado em algum momento do final de 2017.


..............................................................................................................
Outras notícias:
- Xbox Scorpio dará suporte ao recurso de retrocompatibilidade com os jogos do Xbox 360
- Todos os jogos próprios da Microsoft para o Xbox Scorpio rodarão a uma resolução nativa de 4K
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário