sexta-feira, 21 de outubro de 2016

O PS4 Pro possui uma memória extra de 1GB adicional para aplicativos em segundo plano além dos 8GB de memória principal

A Sony revelou que o Playstation 4 Pro possui uma memória extra adicional de 1GB além da memória principal de 8GB GDDR5 informada nas especificações do sistema durante o anúncio do console em Setembro.


Esta memória adicional é uma memória convencional do tipo DRAM DDR3 que é mais lenta do que a memória principal GDDR5. Ela será utilizada para armazenar aplicativos que estejam rodando em segundo plano no console, liberando assim mais espaço da memória principal (que é mais rápida) para os jogos.

A revelação foi feita pelo arquiteto de sistema da Sony, Mark Cerny, durante um evento realizado recentemente na Califórnia (EUA), conforme noticiado ontem pelos sites Eurogamer e IGN.

Explicando sobre a decisão da Sony de adicionar esta memória adicional ao projeto, Cerny disse que foi observado que no PS4 os jogos precisavam de um pouco mais de memória, algo em torno de 10% ou mais. Então a solução encontrada pela Sony foi de adicionar um 1GB a mais de memória convencional para armazenar os aplicativos em segundo plano, liberando assim mais espaço na memória principal.

Cerny disse que, no modelo padrão do PS4, quando os jogadores alternam entre um jogo e um aplicativo (como por exemplo o Netflix), o aplicativo ainda permanece na memória do sistema mesmo quando o jogador está jogando o jogo. Isso foi feito para que o PS4 pudesse alternar rapidamente entre o jogo e o aplicativo, já que os dados do aplicativo já estão na memória e não precisam ser carregados novamente.

No PS4 Pro, no entanto, este processo funcionará um pouco diferente. Quando o jogador parar de usar o aplicativo, os dados do aplicativo serão transferidos para esta memória adicional de 1GB (que é mais lenta), liberando assim quase 1GB de espaço de memória da memória principal de 8GB (que é mais rápida).

Cerny esclareceu que, deste 1GB de espaço que é liberado, 512MB é separado para a interface de usuário do PS4 Pro, e os outros 512MB poderá ser utilizado para os jogos. Como resultado, os jogos que rodarem no PS4 Pro poderão fazer uso de algo em torno de até 5,5GB da memória GDDR5 principal.

Apenas para esclarecer, a memória principal do PS4 Pro possui 8GB de memória, mas uma parte desta memória é separada para o sistema.

O PS4 Pro será lançado na América do Norte, Europa e Japão no próximo dia 10 de Novembro, e estará custando U$ 399 (cerca de R$ 1.280.00). O aparelho não virá em substituição à atual versão do PS4, mas coexistirá com ela nas lojas do varejo como uma opção adicional de compra.


..............................................................................................................
Outras notícias:
- PS4 Pro dará suporte aos HDs SATA III
- Jogadores poderão transferir jogos e arquivos de dados do PS4 para o PS4 Pro por meio de um cabo de rede Ethernet com a atualização de software 4.00
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário