sexta-feira, 10 de junho de 2016

Vendas nos EUA: Maio - Uncharted 4 supera Doom e Overwatch como o jogo mais vendido; PS4 é o console mais comercializado

A NPD Group divulgou ontem à noite o seu relatório de vendas da indústria dos games para o mês de Maio nos Estados Unidos, revelando os resultados de vendas do mercado varejista de jogos durante o mês.


No geral, as vendas da indústria apresentaram um pequeno crescimento de 4% entre receitas obtidas com novos produtos de hardwares, software e acessórios, tendo fechado Maio com um total acumulado de U$ 528,6 milhões (R$ 1,78 bilhão).

O grande destaque do mês foi o setor de softwares, que presenciou um crescimento de 18% nas vendas em relação a Maio do ano passado, fechando o mês com U$ 137,7 milhões (R$ 468 milhões) arrecadados.

O bom resultado foi impulsionado pelos novos lançamentos do mês, que sozinhos representaram 51% de todas as vendas de jogos de Maio. Os lançamentos de Maio de 2016 comercializaram quase que o dobro dos lançamentos de Maio de 2015 em número de unidades, e também geraram 108% a mais em receitas do que os lançamentos de Maio do ano passado.

Mais ainda, as vendas de novos softwares para a atual geração de consoles estiverem 50% maiores neste mês de Maio em comparação com Maio do ano passado - o que era esperado, já que de lá pra cá a base instalada dos sistemas da nova geração cresceram bastante.

O título mais vendido do mês foi Uncharted 4: A Thief's End, o que representou um grande feito para a Sony e a Naughty Dog, visto que o jogo é exclusivo de uma plataforma e competiu com outros grandes lançamentos multiplataforma tais como DOOM, Overwatch e Battleborn.

O analista da NPD, Liam Callahan, também fez uma menção especial a Overwatch, informando que o jogo obteve um grande resultado ao terminar o mês como o terceiro título mais vendido especialmente pelo fato de o título ter estado no mercado a apenas alguns dias - Overwatch foi lançado no final de Maio.

Mais ainda, o analista disse que, quando comparado o mesmo número de dias de disponibilidade de Overwatch no mercado com o jogo DOOM, as vendas do jogo da Blizzard dobram o número de unidades obtidas por DOOM.

Vendas de Hardwares

Em contrapartida, as vendas de hardwares caíram 10% em Maio, representando assim o setor de pior desempenho durante o mês. Parte da culpa pelo mau resultado está na queda das vendas de portáteis e também dos consoles da geração anterior.

Em relação aos sistemas da atual geração, no entanto, Callahan disse que as vendas do PS4 e do Xbox One se mantiveram estáveis, e que as vendas acumuladas dos consoles estão 43% maiores do que as vendas acumuladas do PS3 e Xbox 360 apresentaram durante o mesmo ciclo de vida em suas respectivas eras.

Em respostas às solicitações da GameSpot, a Sony informou que o PS4 foi o console mais vendido em Maio. Outras informações não foram divulgadas. A Microsoft por sua vez divulgou uma nota referente aos resultados do mês, mas não comentou sobre as vendas do Xbox One, citando apenas um crescimento no número de horas jogadas através da Xbox Live em Maio.

A Nintendo também divulgou uma nota, destacando o crescimento nas vendas do seu portátil 2DS nos EUA devido à redução de preço para U$ 79,99. A fabricante disse que as vendas do sistema apresentaram um aumento de 38% em relação a Abril, e também de 148% na comparação ano-a-ano.

Vale lembrar que o relatório da NPD engloba apenas as vendas de novos jogos físicos vendidos nas lojas do varejo, e não considera outras formas de arrecadação da indústria como vendas de jogos usados, jogos e conteúdos no formato digital, locações, jogos para celulares, etc.

VENDAS DA INDÚSTRIA DOS GAMES NOS EUA - MAIO DE 2016

VENDAS GERAIS

  • Vendas totais no varejo: $528,6 milhões (4%)
  • Total de hardware: $137,7 milhões (-10%)
  • Total de softwares: $241,9 milhões (18%)
  • Total de softwares incluindo PC: $253,2 milhões (19%)
  • Acessórios: $149 milhões (-2%)

10 JOGOS MAIS VENDIDOS EM MAIO (plataformas ordenadas pela mais vendida):

  1. Uncharted 4: A Thief's End (PS4)** - Sony
  2. Doom (PS4, Xbox One, PC)** - Bethesda Softword
  3. Overwatch (PS4, Xbox One, PC)** - Activision Blizzard
  4. Battleborn (PS4, Xbox One, PC) - Take-Two Interactive
  5. Grand Theft Auto V (PS4, Xbox One, 360, PS3, PC) - Take-Two Interactive
  6. Minecraft (PS4, Xbox One, 360, PS3) - Microsoft
  7. NBA 2K16 (PS4, Xbox One, 360, PS3)** - Take-Two Interactive
  8. Call of Duty: Black Ops 3 (Xbox One, PS4, 360, PS3, PC)** - Activision Blizzard
  9. MLB The Show 16 (PS4, PS3)** - Sony
  10. Dark Souls III (PS4, Xbox One)** - Bandai Namco

** Inclui edições de colecionador, edições GOTY, combinados, etc., mas não inclui os jogos vendidos em conjunto com consoles.


..............................................................................................................
Outras notícias:
- Vendas nos EUA: Abril - PS4 e Dark Souls III são os mais vendidos
- Vendas nos EUA: Outubro - Halo 5: Guardians e Xbox One são os mais vendidos
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário