sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Nintendo anuncia o encerramento de suas operações no Brasil

A Nintendo anunciou hoje por meio de um comunicado emitido à imprensa que a fabricante japonesa está encerrando as suas atividades no Brasil.


Segundo a companhia, a alta carga de impostos acabou tornando o seu modelo de negócio "insustentável", e como consequência, a fabricante estará terminando com suas atividades no país já a partir deste mês.

A empresa que fazia a distribuição dos jogos da Nintendo no Brasil era a Gaming do Brasil, que é uma subsidiária da Juegos de Video Latinoamérica. A Juegos seguirá dando continuidade ao seu negócio como representante da Nintendo na América Latina, mas o Brasil será excluído.

O Brasil é um mercado importante para a Nintendo e lar de muitos fãs apaixonados mas, infelizmente, desafios no ambiente local de negócios fizeram nosso modelo de distribuição atual no país insustentável”, declarou o diretor e gerente geral da Nintendo América para a América Latina, Bill van Zyll.

Estes desafios incluem as altas tarifas sobre importação que se aplicam ao nosso setor e a nossa decisão de não ter uma operação de fabricação local", completou.

Em Junho do ano passado, a Nintendo chegou a comentar que a empresa estava estudando a possibilidade de fabricar o console no Brasil. No comunicado de hoje, a companhia não chegou a comentar sobre os motivos que impediram a empresa de investir nesta iniciativa.

Já a algum tempo que Microsoft e Sony iniciaram a produção de seus sistemas localmente no Brasil (mais especificamente o Xbox One, o Xbox 360 e o PS3), como uma forma de tentar oferecer seus aparelhos a um preço um pouco mais acessível aos consumidores brasileiros.

Mesmo assim, van Zyll explicou que a Nintendo estará observando de perto o mercado brasileiro ao lado da Juegos para encontrar uma melhor forma de poder lançar seus jogos no Brasil futuramente.

"Trabalhando junto com a Juegos de Video Latinoamérica, iremos monitorar a evolução do ambiente de negócios e avaliar a melhor maneira de servir nossos fãs brasileiros no futuro", completou. A Gaming do Brasil foi a representante oficial da Nintendo no Brasil durante os últimos quatro anos.

Apesar da situação, a Nintendo informou ao site Kotaku BR que a loja virtual online eShop brasileira do 3DS continuará operando normalmente no país, sem nenhuma mudança.


Via: Olhar Digital / Kotaku BR

..............................................................................................................
Outras notícias:
- Wii U será lançado no Brasil dia 26 de Novembro pelo preço de R$ 1.899
- Nintendo confirma já estar trabalhando em 'ideias' para os novos consoles da empresa
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário