quinta-feira, 20 de março de 2014

Sony anuncia Project Morpheus, o acessório de realidade virtual do PS4

Após meses de rumores e especulações, a Sony enfim confirmou a existência do tão citado acessório de realidade virtual do Playstation 4. Durante uma apresentação para a Games Developers Conference 2014 na noite da última terça-feira, a empresa revelou de forma oficial o Project Morpheus.


Project Morpheus foi descrito na verdade como o protótipo de um sistema de realidade virtual que irá funcionar com o PS4, de forma que o que foi apresentado durante a feira - incluindo o nome - não se trata do produto final que será lançado nas lojas.

Este protótipo, no entanto, é o primeiro kit de desenvolvimento que será disponibilizado aos desenvolvedores do PS4 interessados em trabalhar com a nova tecnologia.

No estado em que o protótipo se encontra atualmente, o Project Morpheus vem com um visor para ser colocado sobre a cabeça que oferece uma resolução de imagem de 1080p com um campo de visão de 90 graus. O acessório possui ainda embutido dentro dele sensores de acelerômetro e de giroscópio que, em conjunto com a PlayStation Camera, poderá rastrear de forma precisa os giros e movimentos de cabeça dos jogadores afim de reproduzir fielmente em tempo real estes movimentos no mundo virtual.

O dispositivo vem ainda com uma nova tecnologia de áudio em 3D própria da Sony que reproduz os efeitos sonoros e de música em todas as direções possíveis - incluindo de cima e debaixo do jogador - e que se alteram em tempo real conforme os movimentos da cabeça do jogador. Além da PlayStation Camera (que é um item obrigatório para que o acessório possa ser usado), o Project Morpheus é compatível ainda com o PlayStation Move e o controle Dualshock 4 do PS4.

O atual protótipo do Project Morpheus é conectado ao Playstation 4 por meio de um cabo HDMI, mas a Sony está procurando implementar uma solução wireless para o acessório. A empresa não chegou a anunciar de forma oficial quais jogos estarão dando suporte à tecnologia no futuro, mas no estande da empresa na feira Project Morpheus pode ser experimentado com alguns softwares demonstrativos, tais como versões demos dos jogos Thief e EVE Valkyrie.

Project Morpheus poderá ser usado normalmente pelas pessoas que utilizam óculos, e o acessório virá ainda com uma função aonde a visão do jogador poderá ser reproduzida na TV para que outras pessoas possam assistir ao que ele está vendo. A empresa também disse estar estudando a possibilidade de utilizar a tecnologia em diversas outras áreas, tais como em conjunto com os filmes de Blu-ray, turismo virtual, e até mesmo em conjunto com a NASA para criar uma demo virtual da superfície de Marte. 

Segundo a empresa, a realidade virtual é a próxima inovação da Sony Computer Entertainment, e o Project Morpheus tem estado em desenvolvimento há pelo menos 3 anos internamente, segundo o chefe da Sony Worldwide Studios, Shuhei Yoshida. O acessório continuará em constante desenvolvimento até que o produto esteja pronto para comercialização ao consumidor final.

Abaixo você confere clipes de membros da imprensa experimentando o Project Morpheus durante a GDC 2014:



Nenhum comentário:

Postar um comentário