quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Xbox One será capaz de auto resfriar-se após detectar que está esquentando

Hardware do novo console da Microsoft foi projetado para identificar automaticamente o aumento da temperatura e reduzirá o consumo de energia do aparelho para evitar o superaquecimento.


O Xbox One terá a capacidade de detectar automaticamente quando o hardware do console estiver esquentando e tomará medidas para tentar resfriar o aparelho, ajustando-se de acordo com a situação de momento do sistema e evitando assim um superaquecimento, revelou a Microsoft.


Conversando com o site Gizmodo, o gerente geral de desenvolvimento da plataforma, Leo del Castillo, afirmou que o sistema não apenas trabalhará com a ventoinha em várias velocidades dependendo do nível de calor do console, mas também poderá entrar em um estado de consumo de energia tão baixo que ajudará a reduzir a temperatura do hardware do Xbox One.

"Nós não podemos evitar o mau uso do produto, mas nós certamente podemos antecipá-lo", disse del Castillo ao site. "Da forma como nós projetamos o console, nós pretendemos na verdade que ele nem mesmo chegue à sua velocidade máxima sobre condições normais de ambiente. Mas a sobrecarga existe"

Este esquema de resfriamento, no entanto, vai além da ventoinha. O Xbox One também virá com uma função que fará com que o sistema faça uso de uma quantidade extremamente reduzida de energia quando ele perceber que está esquentando demais. "Uma coisa que nos deu mais flexibilidade com a arquitetura do Xbox One é que nós podemos diminuir o uso da energia do console de forma considerável", revelou del Castillo.

"Com o Xbox 360, nós tínhamos um pouco menos de flexibilidade. Então basicamente, se nós não podíamos dissipar o calor, não havia mais muita coisa que nós poderíamos ter feito para evitar que o calor continuasse sendo gerado, então nós tínhamos muito pouco tempo antes que ele desligasse. O Xbox One de fato pode entrar em um baixo estado de energia, na verdade tão baixo o quanto ele puder de modo a praticamente não precisar de um fluxo de ar", afirmou ele.

Apesar de auxiliar na redução da temperatura, este estado de baixo consumo de energia do Xbox One muito provavelmente deverá representar também uma perca de performance, lembra o site, mas del Castillo não chegou a informar se este modo reduzido de energia será ativado também durante os jogos ou apenas nas demais funções de mídia do console, como assistir a filmes e acessar aplicativos.

Del Castillo também declarou não saber informar detalhadamente como os usuários poderão identificar um cenário de superaquecimento em seus consoles, mas citou o ruído da ventoinha como uma possível pista que os jogadores poderão utilizar. "Eu não tenho os detalhes exatos de como isso se mostrará aos usuários", disse ele.

"Mas nós tentamos ser o mais transparente possível com os usuários. Nós deixaremos que a ventoinha vá até a sua velocidade máxima. Eles deverão notar o barulho mais alto, e isso irá ajudar a auto corrigir a condição. Se nós chegarmos ao ponto em que isso não for suficiente, nós teremos o mecanismo, a interface para lidar com isso".


..............................................................................................................
Outras notícias:
Xbox One não mais exigirá o Kinect conectado para funcionar
Xbox One - Trailer do Controle Wireless
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário