quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Franquia Grand Theft Auto chega à marca de 125 milhões de unidades distribuídas

Take-Two divulga números atualizados de vendas de sua premiada série, revelando ainda que Grand Theft Auto IV possui agora um total de 25 milhões de cópias comercializadas nas lojas; distribuidora também compara a franquia aos filmes James Bond, e diz que nunca fará lançamentos anuais de seus jogos como faz a Activision com Call of Duty.


A Take-Two Interactive anunciou no final de Novembro números atualizado de vendas para a sua famosa série Grand Theft Auto, revelando que a distribuição de jogos da franquia chegou a impressionante marca de 125 milhões de unidades no mundo todo desde a sua estreia em 1997 no Playstation Original.


A informação foi divulgada pelo próprio diretor executivo da Take-Two Interactive, Strauss Zelnick, durante a Conferência de Tecnologia da Credit Suisse 2012 (via GameSpot), que informou também que a distribuição do último título da série, Grand Theft Auto IV, está agora em 25 milhões de cópias no mundo todo.

A nova marca alcançada pela franquia representa um aumento de 11 milhões de unidades desde a última divulgação feita em Setembro do ano passado, quando a série havia chegado a 114 milhões. Vale ressaltar que todos estes números são referentes a unidades “distribuídas” às lojas, e não efetivamente "vendidas" ao consumidor final.

Zelnick também comentou sobre o que ele acredita ser o motivo que levou Grand Theft Auto a ter tanto sucesso, comparando-o até mesmo com a famosa franquia da série de filmes James Bond, que neste ano comemora o seu 50º aniversário. Segundo ele, da mesma forma que um novo filme Bond geralmente não é lançado a cada dois anos, os jogos GTA também não são, e este tipo de cronograma é que faz de sua franquia algo tão “especial.”

Zelnick citou o exemplo de Call of Duty da Activision. Embora ele tenha elogiado o trabalho da desenvolvedora por lançar um “produto de qualidade” todo ano, Zelnick afirmou que esta visão de modelo possui riscos que a Take-Two não está disposta a correr.

É nossa visão que se você deseja fazer das propriedades intelectuais algo permanente, você corre o risco nestas circunstâncias [de lançamentos anuais] de ter os consumidores perdendo o interesse pela franquia. Obviamente que [a Activision] enxerga de forma diferente.”

E para provar o seu ponto, Zelnick citou o desempenho obtido pelo mais novo jogo da série, Call of Duty: Black Ops II, que neste ano apresentou uma performance menor do que Call of Duty: Modern Warfare 3, um sinal na visão dele que a série da Activision estaria começando a enfraquecer.

Este nunca foi o caso com nenhuma das nossas,” disse ele. “As nossas [franquias] se tornam cada vez melhores. A nossa visão é que é difícil fazer das propriedades intelectuais algo permanente se você [as disponibiliza] anualmente, com exceção dos jogos de esporte. Até agora se tem provado ser este o caso. IPs que se tornam anuais eventualmente chegam ao fim da linha, e nós não queremos que as nossas IPs cheguem ao fim da linha.

A Take-Two tem ainda para o futuro o lançamento de Grand Theft Auto V que sem sombra de dúvidas ajudará a aumentar a atual marca de vendas da franquia. O titulo está previsto para chegar às lojas na primeira metade do ano que vem para Playstation 3 e Xbox 360, com a empresa tendo comentado que todas as outras plataformas “estão sendo levadas em consideração.”



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