Take-Two divulga números atualizados de vendas de sua
premiada série, revelando ainda que Grand Theft Auto IV possui agora um total
de 25 milhões de cópias comercializadas nas lojas; distribuidora também compara
a franquia aos filmes James Bond, e diz que nunca fará lançamentos anuais de
seus jogos como faz a Activision com Call of Duty.
A Take-Two Interactive anunciou no final de Novembro números
atualizado de vendas para a sua famosa série Grand Theft Auto, revelando que a distribuição
de jogos da franquia chegou a impressionante marca de 125 milhões de unidades
no mundo todo desde a sua estreia em 1997 no Playstation Original.
A informação foi divulgada pelo próprio diretor executivo da
Take-Two Interactive, Strauss Zelnick, durante a Conferência de Tecnologia da Credit
Suisse 2012 (via GameSpot), que informou também que a distribuição do último título da série, Grand
Theft Auto IV, está agora em 25 milhões de cópias no mundo todo.
Zelnick também comentou sobre o que ele acredita ser o
motivo que levou Grand Theft Auto a ter tanto sucesso, comparando-o até mesmo
com a famosa franquia da série de filmes James Bond, que neste ano comemora o
seu 50º aniversário. Segundo ele, da mesma forma que um novo filme Bond geralmente
não é lançado a cada dois anos, os jogos GTA também não são, e este tipo de
cronograma é que faz de sua franquia algo tão “especial.”
Zelnick citou o exemplo de Call of Duty da Activision.
Embora ele tenha elogiado o trabalho da desenvolvedora por lançar um “produto
de qualidade” todo ano, Zelnick afirmou que esta visão de modelo possui riscos
que a Take-Two não está disposta a correr.
“É nossa visão que se você deseja fazer das propriedades intelectuais
algo permanente, você corre o risco nestas circunstâncias [de lançamentos
anuais] de ter os consumidores perdendo o interesse pela franquia. Obviamente
que [a Activision] enxerga de forma diferente.”
E para provar o seu ponto, Zelnick citou o desempenho obtido
pelo mais novo jogo da série, Call of Duty: Black Ops II, que neste ano
apresentou uma performance menor do que Call of Duty: Modern Warfare 3, um
sinal na visão dele que a série da Activision estaria começando a enfraquecer.
“Este nunca foi o caso com nenhuma das nossas,” disse ele. “As
nossas [franquias] se tornam cada vez melhores. A nossa visão é que é difícil fazer
das propriedades intelectuais algo permanente se você [as disponibiliza] anualmente,
com exceção dos jogos de esporte. Até agora se tem provado ser este o caso. IPs
que se tornam anuais eventualmente chegam ao fim da linha, e nós não queremos
que as nossas IPs cheguem ao fim da linha.”
A Take-Two tem ainda para o futuro o lançamento de Grand
Theft Auto V que sem sombra de dúvidas ajudará a aumentar a atual marca de
vendas da franquia. O titulo está previsto para chegar às lojas na primeira
metade do ano que vem para Playstation 3 e Xbox 360, com a empresa tendo
comentado que todas as outras plataformas “estão sendo levadas em consideração.”
.............................................................................................................
Outras notícias:
.............................................................................................................