segunda-feira, 12 de março de 2012

Molyneux deixa a Lionhead e a Microsoft para trabalhar em estúdio independente

Lendário designer da indústria trocará o estúdio que ele fundou a 15 anos atrás para embarcar em “algo realmente fantástico, assustador e corajoso” numa nova empresa chamada 22 Cans.


Peter Molyneux anunciou que ele está deixando a Lionhead Studios aonde ele trabalhou por 15 anos para se juntar a um novo estúdio independente recém-fundado chamado 22 Cans. Ele informou que estará renunciando também o seu cargo como o chefe de criação da Microsoft Studios na Europa.


Molyneux era um dos executivos do alto escalão da divisão europeia da Microsoft Studios, e também chefe na Lionhead, empresa que foi comprada pela Microsoft em 2006. Desde então, Molyneux teve como principal foco a produção de jogos para o Xbox 360.

O veterano ainda continuará supervisionando o desenvolvimento de Fable: The Journey como um consultor na parte de criação, mas este será o último projeto que ele realizará em nome do estúdio co-fundado por ele.

Molyneux confirmou a sua saída publicamente através de um comunicado enviado ao site Kotaku que falou sobre as suas motivações. É com uma mistura de emoções que eu tomo a decisão de deixar a Microsoft e a Lionhead Studios, a empresa que eu cofundei em 1997, na conclusão do desenvolvimento de Fable: The Journey,” declarou ele.

Eu continuo extremamente apaixonado e orgulho das pessoas, dos produtos e experiências que nós criamos, desde Black & White até Fable e ao nosso pioneiro trabalho com Milo e Kate para a plataforma Kinect. Entretanto, eu senti que era hora de ir em busca de um novo desafio independente. Eu gostaria de agradecer a equipe na Lionhead, bem como os nossos parceiros na Microsoft Studios pelo suporte, dedicação e o incrível trabalho [realizado] durante os anos.”

Mais tarde, o desenvolvedor britânico usou o Twitter para comentar sobre o futuro no novo estúdio, que é sediado em Guildford, (Surrey, Inglaterra). “Eu saí das adoravelmente incríveis Microsoft e lionhead. Agora para algo realmente fantástico, assustador e corajoso em uma nova empresa chamada 22 Cans,” escreveu ele.

A 22 Cans foi fundada pelo ex-chefe de tecnologia da Lionhead, Tim Rance, que também deixou o estúdio em Janeiro. Já a Lionhead passará a ser dirigida por Mark Webley, que é quem cofundou a empresa juntamente com Molyneux no passado.

Estando já a 30 anos no mercado desenvolvendo jogos, o homem de 52 anos foi elogiado pela Microsoft em um breve comunicado divulgado referente à sua saída. Molyneux foi descrito como uma “parte integral da Microsoft Studios” que deixou “uma marca inapagável na indústria dos games.” A Microsoft o desejou sorte em sua carreia, e o agradeceu pelo seu trabalho.

O fundador da Lionhead Studios e desenvolvedor pioneiro de jogos Peter Molyneux tomou a decisão de deixar a Microsoft. Embora tenha sido uma decisão difícil, ele sentiu que era a hora certa de buscar um novo desafio independente,” escreveu a Microsoft em um comunicado enviado à Eurogamer.

Como cofundador da Lionhead e uma parte integral da Microsoft Studios, Peter foi um visionário criativo responsável pela franquia sucesso de público Fable, e um dos mais apaixonados e influentes desenvolvedores da plataforma Xbox 360. Ele [deixou] uma marca inapagável na indústria dos games e nós o desejamos muita sorte em seus empreendimentos futuros.”

O cofundador da Lionhead, Mark Webley, assumirá o cargo de diretor do estúdio, enquanto que Peter permanecerá como um consultor de criação em Fable: The Journey. O desenvolvimento de Fable: The Journey continua no caminho para se tornar em um dos títulos Kinect para o Xbox 360 mais aguardados do ano.”

A decisão de Molyneux é noticiada a apenas uma semana após vários outros funcionários seniores da Lionhead responsáveis pela série Fable terem anunciado as suas saídas para fundarem um novo estúdio, a Another Place Productions.

O diretor de artes John McCormack, o diretor técnico Guillaume Portes e o produtor executivo Jeremie Texier, todos ligados à franquia Fable, deixaram recentemente o estúdio pertencente à Microsoft para dar início à nova empresa. Os três veteranos foram seguidos posteriormente por Dene e Simon Carter, os criadores do primeiro jogo Fable cujo estúdio, a Big Blue Box, também foi adquirido pela Lionhead e pela Microsoft.

Antes de fundar a Lionhead, Molyneux também havia deixado o seu estúdio anterior, a Bullfrog, que acabou sendo comprado pela Electronic Arts em 1995.

A carreira de Molyneux inclui a supervisão de diversos títulos que definiram gêneros de jogos na indústria, como Populous, Theme Park, Black & White, e a série Fable. Louvado e ridicularizado em medidas quase que iguais devido à sua paixão e entusiasmo, Molyneux ainda é amplamente considerado como uma das figuras mais influentes na história dos jogos.

Mas Molyneux já expressou anteriormente uma frustração pessoal em ter que trabalhar com sequência de jogos, porque as pessoas ficam esperando que certas coisas ligadas à franquia estejam presentes nos jogos seguintes, algo que até sugeria um desejo de retornar a trabalhar como um desenvolvedor independente.

Eu prefereria sempre trabalhar em algo que não seja uma sequencia,” disse Molyneux durante o evento Gamelab realizado ano passado em Barcelona quando uma demonstração ao vivo de Fable: The Journey acabou sendo cancelada pela Microsoft. Molyneux então substituiu este demo com uma história de sua vida de trabalho.

Com muita frequência em uma sequencia você acaba ficando muito amarrado ao que já foi feito antes. Eu acho que Fable 3 sofreu um pouco com isso, pra ser perfeitamente franco. Eu não gosto da ideia de que as pessoas saibam o que esperar de Fable. Eu odeio esta ideia.”

Ele expressou ainda o seu desapontamento pelas notas abaixo do esperado de Fable III, dizendo que isso acabou deixando-o “envergonhado.”

Apesar disso, eu ainda acho que ele é um bom jogo! Eu acho apenas que ele não seja um grande jogo que nos retornou 5 milhões de unidades. Eu sei que eu provavelmente deveria dizer que ele é um ótimo jogo independente de qualquer coisa, mas a pontuação na Metacritic estava meio que abaixo dos 80. Eu acho que eu fiquei bastante envergonhado com isso, pra ser honesto, e eu assumo a responsabilidade por isso, [não é culpa do time].

E adicionou, “Eu odeio o fato de as pessoas saberem o que esperar de algo como a Lionhead. ‘Nós sabemos como Fable será; nós sabemos qual será o próximo passo da Lionhead’. Eu odeio esta ideia. Nós deveríamos, novamente, dobrar o frescor e a originalidade sem sacrificar – porque frequentemente a originalidade pode sacrificar a qualidade – sem sacrificar a qualidade.”

Apesar de agora Molyneux não possuir aquela mesma quantidade de recursos financeiros que ele tinha quando trabalhava para a Microsoft, a 22 Cans pode dar a ele a oportunidade de voltar a trabalhar com os tipos de jogos que ele costumava criar. Aqueles familiarizados apenas com os recentes trabalhos do desenvolvedor podem não ter conhecimento de um outro lado muito mais diferente de Molyneux, que criou a sua reputação com jogos de simulação e estratégia como Syndicate e os já mencionados Theme Park e Populous.

A ideia de transformar alguns destes títulos em jogos de tiro em 1ª pessoa, assim como a Electronic Arts fez recentemente com Syndicate, pode não ser o tipo de produto que a Microsoft esteja interessada em investir, mas agora Molyneux tem a liberdade de explorar qualquer direção da forma que ele melhor entender.

Ele pode não estar pensando na possibilidade de retomar alguns destes clássicos, mas isso não quer dizer que ele estará focado em fazer apenas jogos de RPGs de ação – se fosse este o caso, ele poderia continuar preso à Microsoft. Com a 22 Cans, Molyneux terá mais espaço para poder fazer experimentos sem ter que lidar com a pressão de criar uma experiência de nível AAA. E é fato que ele realmente se interessa por jogos que fujam do mais do mesmo, algo evidenciado por sua admiração por Minecraft, quando o famoso designer chamou o jogo de “a maior inovação que eu já vi nos últimos dez anos.”



..............................................................................................................
Outras notícias:
Fable: The Journey tem data de lançamento anunciado indevidamente pela Microsoft
Fable Heroes é anunciado pela Microsoft
............................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário