Lendário designer da indústria trocará o estúdio que ele
fundou a 15 anos atrás para embarcar em “algo realmente fantástico, assustador
e corajoso” numa nova empresa chamada 22 Cans.
Peter Molyneux anunciou que ele está deixando a Lionhead Studios
aonde ele trabalhou por 15 anos para se juntar a um novo estúdio independente recém-fundado
chamado 22 Cans. Ele informou que estará renunciando também o seu cargo como o
chefe de criação da Microsoft Studios na Europa.
Molyneux era um dos executivos do alto escalão da divisão europeia
da Microsoft Studios, e também chefe na Lionhead, empresa que foi comprada pela
Microsoft em 2006. Desde então, Molyneux teve como principal foco a produção de
jogos para o Xbox 360.
O veterano ainda continuará supervisionando o desenvolvimento
de Fable: The Journey como um consultor na parte de criação, mas este será o último
projeto que ele realizará em nome do estúdio co-fundado por ele.
Molyneux confirmou a sua saída publicamente através de um
comunicado enviado ao site Kotaku que falou sobre as suas motivações. “É com uma mistura de emoções que eu tomo a decisão de
deixar a Microsoft e a Lionhead Studios, a empresa que eu cofundei em 1997,
na conclusão do desenvolvimento de Fable: The Journey,” declarou ele.
“Eu continuo extremamente apaixonado e orgulho das pessoas, dos
produtos e experiências que nós criamos, desde Black & White até Fable e ao
nosso pioneiro trabalho com Milo e Kate para a plataforma Kinect. Entretanto,
eu senti que era hora de ir em busca de um novo desafio independente. Eu
gostaria de agradecer a equipe na Lionhead, bem como os nossos parceiros na Microsoft
Studios pelo suporte, dedicação e o incrível trabalho [realizado] durante os
anos.”
Mais tarde, o desenvolvedor britânico usou o Twitter para comentar
sobre o futuro no novo estúdio, que é sediado em Guildford, (Surrey, Inglaterra).
“Eu saí das adoravelmente incríveis Microsoft e lionhead. Agora para algo
realmente fantástico, assustador e corajoso em uma nova empresa chamada 22
Cans,” escreveu ele.
A 22 Cans foi fundada pelo ex-chefe de tecnologia da Lionhead,
Tim Rance, que também deixou o estúdio em Janeiro. Já a Lionhead passará a ser
dirigida por Mark Webley, que é quem cofundou a empresa juntamente com Molyneux
no passado.
Estando já a 30 anos no mercado desenvolvendo jogos, o homem
de 52 anos foi elogiado pela Microsoft em um breve comunicado divulgado
referente à sua saída. Molyneux foi descrito como uma “parte integral da Microsoft
Studios” que deixou “uma marca inapagável na indústria dos games.” A Microsoft
o desejou sorte em sua carreia, e o agradeceu pelo seu trabalho.
“O fundador da Lionhead Studios e desenvolvedor pioneiro de
jogos Peter Molyneux tomou a decisão de deixar a Microsoft. Embora tenha sido
uma decisão difícil, ele sentiu que era a hora certa de buscar um novo desafio
independente,” escreveu a Microsoft em um comunicado enviado à Eurogamer.
“Como cofundador da Lionhead e uma parte integral da Microsoft
Studios, Peter foi um visionário criativo responsável pela franquia sucesso de
público Fable, e um dos mais apaixonados e influentes desenvolvedores da
plataforma Xbox 360. Ele [deixou] uma marca inapagável na indústria dos games e
nós o desejamos muita sorte em seus empreendimentos futuros.”
“O cofundador da Lionhead, Mark Webley, assumirá o cargo de
diretor do estúdio, enquanto que Peter permanecerá como um consultor de criação
em Fable: The Journey. O desenvolvimento de Fable: The Journey continua no
caminho para se tornar em um dos títulos Kinect para o Xbox 360 mais aguardados
do ano.”
A decisão de Molyneux é noticiada a apenas uma semana após vários
outros funcionários seniores da Lionhead responsáveis pela série Fable terem
anunciado as suas saídas para fundarem um novo estúdio, a Another Place
Productions.
O diretor de artes John McCormack, o diretor técnico Guillaume
Portes e o produtor executivo Jeremie Texier, todos ligados à franquia Fable,
deixaram recentemente o estúdio pertencente à Microsoft para dar início à nova
empresa. Os três veteranos foram seguidos posteriormente por Dene e Simon
Carter, os criadores do primeiro jogo Fable cujo estúdio, a Big Blue Box, também
foi adquirido pela Lionhead e pela Microsoft.
Antes de fundar a Lionhead, Molyneux também havia deixado o
seu estúdio anterior, a Bullfrog, que acabou sendo comprado pela Electronic
Arts em 1995.
A carreira de Molyneux inclui a supervisão de diversos
títulos que definiram gêneros de jogos na indústria, como Populous, Theme Park,
Black & White, e a série Fable. Louvado e ridicularizado em medidas quase que
iguais devido à sua paixão e entusiasmo, Molyneux ainda é amplamente
considerado como uma das figuras mais influentes na história dos jogos.
Mas Molyneux já expressou anteriormente uma frustração pessoal
em ter que trabalhar com sequência de jogos, porque as pessoas ficam esperando
que certas coisas ligadas à franquia estejam presentes nos jogos seguintes,
algo que até sugeria um desejo de retornar a trabalhar como um desenvolvedor
independente.
“Eu prefereria sempre trabalhar em algo que não seja uma
sequencia,” disse Molyneux durante o evento Gamelab realizado ano passado em
Barcelona quando uma demonstração ao vivo de Fable: The Journey acabou sendo
cancelada pela Microsoft. Molyneux então substituiu este demo com uma história
de sua vida de trabalho.
“Com muita frequência em uma sequencia você acaba ficando
muito amarrado ao que já foi feito antes. Eu acho que Fable 3 sofreu um pouco
com isso, pra ser perfeitamente franco. Eu não gosto da ideia de que as pessoas
saibam o que esperar de Fable. Eu
odeio esta ideia.”
Ele expressou ainda o seu desapontamento pelas notas abaixo
do esperado de Fable III, dizendo que isso acabou deixando-o “envergonhado.”
“Apesar disso, eu ainda acho que ele é um bom jogo! Eu acho apenas
que ele não seja um grande jogo que nos retornou 5 milhões de unidades. Eu sei
que eu provavelmente deveria dizer que ele é um ótimo jogo independente de
qualquer coisa, mas a pontuação na Metacritic estava meio que abaixo dos 80. Eu
acho que eu fiquei bastante envergonhado com isso, pra ser honesto, e eu assumo
a responsabilidade por isso, [não é culpa do time].”
E adicionou, “Eu odeio o fato de as pessoas saberem o que
esperar de algo como a Lionhead. ‘Nós sabemos como Fable será; nós sabemos qual
será o próximo passo da Lionhead’. Eu odeio esta ideia. Nós deveríamos,
novamente, dobrar o frescor e a originalidade sem sacrificar – porque frequentemente
a originalidade pode sacrificar a qualidade – sem sacrificar a qualidade.”
Apesar de agora Molyneux não possuir aquela mesma quantidade
de recursos financeiros que ele tinha quando trabalhava para a Microsoft, a 22
Cans pode dar a ele a oportunidade de voltar a trabalhar com os tipos de jogos
que ele costumava criar. Aqueles familiarizados apenas com os recentes
trabalhos do desenvolvedor podem não ter conhecimento de um outro lado muito
mais diferente de Molyneux, que criou a sua reputação com jogos de simulação e
estratégia como Syndicate e os já mencionados Theme Park e Populous.
A ideia de transformar alguns destes títulos em jogos de
tiro em 1ª pessoa, assim como a Electronic Arts fez recentemente com Syndicate,
pode não ser o tipo de produto que a Microsoft esteja interessada em investir,
mas agora Molyneux tem a liberdade de explorar qualquer direção da forma que
ele melhor entender.
Ele pode não estar pensando na possibilidade de retomar
alguns destes clássicos, mas isso não quer dizer que ele estará focado em fazer
apenas jogos de RPGs de ação – se fosse este o caso, ele poderia continuar
preso à Microsoft. Com a 22 Cans, Molyneux terá mais espaço para poder fazer
experimentos sem ter que lidar com a pressão de criar uma experiência de nível
AAA. E é fato que ele realmente se interessa por jogos que fujam do mais do
mesmo, algo evidenciado por sua admiração por Minecraft, quando o famoso
designer chamou o jogo de “a maior inovação que eu já vi nos últimos dez anos.”
FONTE: Gamesindustry.biz / Eurogamer.net / 1up.com
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Outras notícias:
- Fable: The Journey tem data de lançamento anunciado indevidamente pela Microsoft
- Fable Heroes é anunciado pela Microsoft
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