sábado, 11 de fevereiro de 2012

Gráficos HD em excesso distraem os desenvolvedores, segundo o criador de Final Fantasy

Hironobu Sakaguchi, lendário produtor da famosa série de RPG da Square Enix e também de The Last Story, afirma que existe um excesso na comunicação visual com os jogadores, e que a jogabilidade deve vir em primeiro.


Hironobu Sakaguchi, o criador de Final Fantasy e do mais novo RPG The Last Story para o Wii, disse que o grande foco em visuais de alta definição existentes hoje pode prejudicar a criação do que é realmente importante em um jogo, e acredita que os desenvolvedores deveriam gastar melhor as suas horas focando em outros aspectos de suas criações.


Conversando durante a mais nova seção do Iwata Asks, Sakaguchi disse que ele acha que o poder que se tem hoje de reproduzir facilmente o que se pretende comunicar visualmente com o jogador possui as suas desvantagens.

Agora que os gráficos em alta definição dominam supremo, você pode reproduzir o que você deseja comunicar visualmente, mas ao mesmo tempo... eu não sei como colocar isso, mas existe um elemento que é um pouco excessivo sobre tudo isso,” disse ele durante a entrevista. “Você acaba se comunicando demais com o jogador.”

A experiência de Sakaguchi com os gráficos HD nos jogos Blue Dragon e Lost Odyssey para o Xbox 360 o convenceram de que os desenvolvedores gastam muito tempo se preocupando com a aparência do jogo.

Para ser honesto, eu acho que as imagens HD que se tornaram o foco principal na indústria da TV são, para mim pessoalmente, ainda um tanto demais para a indústria dos games. Existe uma tendência entre os desenvolvedores de permitirem que todas as suas energias sejam alocadas para manter a alta qualidade dos gráficos,” adicionou ele.

Com o tão aguardado The Last Story para o Wii, Sakaguchi disse ter tido liberdade para focar em aspectos fundamentais do jogo.

É por isso que agora eu sinto nós estamos em um ponto de retorno. Com este título, eu pressionei reset e retornei ao básico do que é um jogo. Eu comecei gastando muito tempo apenas considerando o que significava contar uma história em um jogo. Mas isto acabou indo além de apenas considerar o lado da história... eu olhei outra vez para o lado dos fundamentos do sistema também.”

Apesar disso, Sakaguchi trabalhou duro nos visuais de The Last Story, com ele acreditando que os gráficos competem com os hardwares rivais do Wii.

Eu fui bastante averso em permitir que a qualidade dos gráficos caísse apenas porque nós estávamos trabalhando no Wii, que não possui gráficos HD,” concluiu Sakaguchi. “Eu realmente acho que, no final, o que nós criamos pode [bater de frente] contra os outros hardwares.”



..............................................................................................................
Outras notícias:
Nintendo não entrará na caríssima disputa pela corrida tecnológica com o Wii U, afirma Iwata
The Last Story ganha Edição de Colecionador
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário