quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pai dos videogames caseiros classifica os jogos violentos como ‘uma desgraça’

Ralph Baer, projetista e engenheiro do Magnavox Odyssey, também afirma que ninguém esperava que a área de jogos alcançaria tanto sucesso, e diz ficar contente por ter dado início a ela.


Em 1967, o engenheiro Ralph Baer projetou e desenvolveu o “Brown Box”, um aparelho com dois controles ligados por fios e que trazia consigo alguns mini-games instalados. Cinco anos depois, Baer inventaria o Magnavox Odyssey, o primeiro genuíno console de videogame caseiro da história, embora ele não chegasse a alcançar o mesmo sucesso de seu competidor que apareceria tempos depois, o Atari 2600.


O engenheiro, agora com 89 anos de idade, se mostra bastante contente por ter dado inicio a esta indústria, embora ele não tivesse previsto que ela iria tão longe.

Poderia eu ter previsto até aonde essa coisa iria? Obviamente que a resposta é não. Ninguém havia imaginado, mesmo naquela época, que nós estaríamos nesta curva geométrica... que [seu sucesso fosse uma linha reta em disparada],” disse Baer ao Salt Lake Tribune. “Era imprevisível, foi fantástico. Eu fico contente que tenha acontecido. E se eu não tivesse começado isso, uma outra pessoa teria.”

Eu sabia como os cenários de televisão funcionavam porque eu os projetei e construi. Eu sabia como os equipamentos de estúdio trabalhavam. Eu sabia como a transmissão funcionava. Eu usava equipamentos de teste que criava barras e retângulos na tela. Então colocar estas coisas na tela não era um mistério. Era algo natural. Mas fazer algo com isso, isto é que foi a ‘eureka’,” disse ele.

Porém, Baer se entristece quando vê que jogos violentos se tornaram num padrão da indústria atualmente, chamando isso de “uma desgraça.”

Eu acho que isso é uma desgraça,” disse ele. “O que eu criei foi abandonado. Você percebe a mesma coisa com a música, a literatura, a arte – qualquer tipo de arte.”


FONTE: Industrygamers.com