quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PS3 ultrapassará o Xbox 360 em 2012 segundo analista

O analista Jesse Divnich da EEDAR acredita que o console da Sony superará o sistema da Microsoft em unidades vendidas no mundo em dois anos.

O Xbox 360 tem vendido constantemente milhares de unidades a mais do que o Playstation 3 nos EUA, de acordo com os dados do relatório mensal de vendas da indústria dos games da empresa NPD Group. Porém, o console da Sony tem superado o seu rival nas outras regiões do globo.
De acordo com os mais recentes relatórios financeiros divulgados pela Sony e pela Microsoft, a diferença de unidades vendidas entre o PS3 e o Xbox 360 continua caindo. Apesar de ter sido lançado um ano antes, o console da Microsoft possui apenas uma pequena vantagem, com o Xbox 360 tendo vendido 44,6 milhões contra 41,6 milhões do PS3.


E, de acordo com o analista Jesse Divnich, da empresa de pesquisa e projeções EEDAR, o console da Sony pode superar o sistema da Microsoft em unidades vendidas no mundo num período de dois anos. Em uma entrevista cedida na última segunda-feira para a Industry Gamers, Divnich falou sobre o avanço das vendas do PS3 em relação ao Xbox 360, a introdução do Kinect no mercado, as fracas vendas do Playstation Move e a queda contínua do Wii. Confira abaixo as partes da entrevista que falam sobre o mercado de consoles.
Industry Gamers: O PS3 continua se saindo muito bem e parece que a Sony está diminuindo a diferença de unidades vendidas para o Xbox 360. Você acredita que o PS3 irá ultrapassar o Xbox 360, nos EUA ou mundialmente, nos próximos um ou dois anos, ou a Sony está destinada a ficar em terceiro?
Jesse Divnich: Mundialmente, a Sony irá ultrapassar a Microsoft eventualmente, possivelmente no final de 2012. Na América do Norte é um desafio mais complicado e, como temos visto ultimamente, a liderança da Microsoft está aumentando.
Eu não sei se o Playstation 3 chegará a ultrapassar o Xbox 360 na América do Norte. Talvez em 2014? 2016? O que nós sabemos é que o Playstation 3 tem uma incrível valorização a longo prazo como um aparelho de Blue-ray, assim como o Playstation 2 tinha como um aparelho de DVD, mas devido à forte competição do mercado digital, há dúvidas sobre se o Playstation 3 terá a mesma longevidade que seu predecessor.
Diferentemente das gerações anteriores, eu não prevejo o terceiro colocado tendo um cenário desolador. Mesmo estando na terceira posição agora o Playstation 3 é uma plataforma incrivelmente forte.
Tudo gira em torno da base instalada ativa; uma empresa pode vender quantos consoles quiser, mas se os consumidores não estiverem comprando jogos com freqüência, eles não fazem parte deste ecossistema econômico da base instalada. O Playstation 3 não possui o mesmo problema que o GameCube teve quando ele foi o terceiro da última geração.


IG: Já que parece improvável que o Playstation Move ultrapasse o Kinect neste final de ano, conforme apontam os indicadores, você acha que essa conduta mais reservada da Sony funcionará ao longo prazo?
JD: Tanto o Kinect quanto o Move são produtos fantásticos, com cada um interferindo no modo como jogamos à sua própria maneira. Eu acredito que os dois alcançaram o padrão mínimo de qualidade exigido pelos consumidores. Agora, tudo vai depender do mercado e do suporte dos estúdios terceiros, elementos no qual sabemos que a Microsoft é mais forte no momento.
Mas o Move está no caminho certo, e só porque ele não “vendeu” tantas unidades quanto o Kinect não o torna um produto inferior.
Ao longo prazo, não existe nenhuma preocupação em relação ao sucesso do Move e, muito parecido com o que nós presenciamos com o Wii, este será um processo lento que acabará se tornando em uma ampla base instalada com o tempo.


IG: Qual a sua opinião sobre a queda nas vendas do Wii? Como será o desempenho dele neste final de ano, e o que a Nintendo precisa fazer para evitar futuros momentos de queda?
JD: Os Nintendos Wii e DS possuem uma gigantesca base instalada, bem mais de 200 milhões no mundo se combinados. A pergunta é, quantas famílias ai afora não são possuem um Wii ou DS?
As duas plataformas estão apresentando queda nas vendas. O problema deles, no entanto, é o oposto dos de seus competidores; eles estão ficando sem lares para correr atrás.
Pessoalmente, eu não tenho gostado da forma como o Wii e o DS têm sido tratados no mercado ultimamente. Nós esquecemos que a Nintendo ressurgiu de uma terceira posição na última geração para dominar tanto o mercado de consoles quanto de portáteis nesta geração, e contra fortíssimos competidores – um resultado realmente incrível.
Eu concordo que a Nintendo seja a culpada pelo baixo desempenho em 2010, mas apenas no sentido de que eles chegaram a um nível tão alto em 2008 e 2009 que nenhuma outra empresa conseguiria se manter no mesmo nível quando o apetite dos consumidores pelo Wii começasse a sumir.
O que está acontecendo com o Wii acontece com todos os consoles; é o ciclo de vida natural da indústria do entretenimento.
A atual estratégia da Nintendo é apropriada para o ponto aonde o Nintendo Wii e DS se encontram. Sim, espere mais quedas nas vendas, e não há muita coisa que possa ser feita para evitar isso – a não ser uma radical redução nos preços.
Mas tenha em mente que, mesmo que as vendas do Wii caiam neste final de ano, o desempenho geral dele ainda o colocará a frente dos outros.


FONTE: GameSpot.com e IndustryGamers.com

.............................................................................................................
Outras notícias:
- Sony otimista em alcançar a meta de 15 milhões de PS3 no ano
- ‘Nós vamos vender mais Kinects do que Xboxes no lançamento’ – Microsoft
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário