O desenvolvedor da Capcom diz que a TGS mostrou que “estão criando jogos horríveis,” e que Lost Planet 2 ficou “muito japonês” para ser aceito no Ocidente.
Os últimos dez anos têm mostrado que o equilibro da indústria dos games está pendendo mais para o lado Ocidental do que Oriental. A empresa americana Microsoft, que conquistou um considerável espaço na guerra dos consoles, e a ascensão de desenvolvedoras como a escocesa Rockstar North e a californiana Infinity Ward, que têm sido responsáveis por séries de sucessos fenomenais como Grand Theft Auto e Call of Duty, são exemplos disso..
Inafune acha que a indústria de games no Japão está com sérios problemas.
Esta tendência não tem passado despercebida pelos criadores japoneses. Durante a abertura da Tokyo Game Show de 2008, o presidente da Square Enix, Yoichi Wada, comparou as distribuidoras japonesas aos fumantes que fumam demais e que não largam o seu hábito até que um médico lhes dê um diagnóstico de câncer terminal. E na TGS deste ano, um outro discurso parecido, desta vez feito pelo diretor administrativo da Capcom, Keiji Inafune, também fez uma avaliação pessimista sobre as empresas de games japonesas.
Conversando com a New York Times, Inafune disse: “Eu dei uma volta pela Tokyo Games Show, e todos estão criando jogos horríveis; o Japão está a pelo menos 5 anos atrás.” Ele criticou especialmente os designers que encontraram sucesso em um jogo e então passam a usar a mesma fórmula sempre, e complementou dizendo que isto não funciona mais.
E as críticas à indústrias não se limitaram apenas ao processo de criação dos jogos. De acordo com Inafune, também não há suporte financeiro suficiente para os desenvolvedores japoneses.
“O lado comercial não está fornecendo investimentos,”disse Inafune. “Você precisa estar preparado para investir ¥4 bilhões ($47 milhões, R$ 84,6 milhões) ou mais em um jogo, e depois gastar mais ¥2 bilhões ($23.5 milhões, R$ 42,3 milhões) para promovê-lo. Mas as empresas japonesas não conseguem fazer isso. Então nós estamos perdendo para o Ocidente em termos de investimentos nos games. É um círculo vicioso, uma espiral deflacionária. Por causa de que você não investe, você não consegue vender jogos, e por causa de você não conseguir vender jogos, você não consegue investir.”
Apesar de a Capcom ter obtido sucesso no Ocidente nos últimos anos com grandes jogos como Resident Evil 5, Super Street Fighter IV, e Dead Rising, Inafune disse que a distribuidora ainda não se acostumou com as mudanças da indústria. Lost Planet 2 em especial foi um passo atrás para a empresa, com Inafune definindo os desenvolvedores do jogo como “mal orientados.” Ele disse que eles o fizeram muito parecidos com Monster Hunter, que é um fenômeno excepcional no Japão mas consquistou apenas um sucesso mediano na Europa e na América do Norte.
“Eu quero criar jogos que atravessem o mundo, mas a Capcom não tem levado a globalização a sério,” disse Inafune. “Eu quero estudar o modo de vida dos ocidentais, e criar jogos que os interessem.”
Inafune também citou outros desenvolvedores japoneses que obtiveram sucesso. Ele falou da composição de diretores da Nintendo, dizendo que 80% do quadro de gestores viream da parte de desenvolvimento e entendem o que é preciso. Ele também elogiou a Level 5, desenvolvedora de Dragon Quest IX e Professor Layton, dizendo que “no futuro, eles irão nos superar.”
FONTE: GameSpot.com
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