sábado, 15 de maio de 2010

Microsoft pagou $75 milhões para acabar com a exclusividade do GTAIV com o PS3?

Michael Pachter da Wedbush diz que a gigante dos softwares gastou fortunas para trazer o hit de sucesso para o Xbox 360.


O analista da Wedbush, Michael Pachter, é famoso por fazer ousadas previsões – nem todas chegam a acontecer. Entretanto, durante uma entrevista realizada nesta semana para a Eurogamer, o analista forneceu informações sobre um acontecimento da indústria dos games que aconteceu no passado.

O protagonist de GTAIV, Niko Bellic, é um homem de $75 milhões, de acordo com Pachter.


A Microsoft pagou à Take-Two [Interactive] para tornar Grand Theft Auto IV uma não exclusividade,” disse ele ao site. “GTAIV era pra ser uma exclusividade do PS3, mas a Microsoft pagou à Rockstar e à Take-Two para torná-lo uma não exclusividade, e eles pagaram uma quantia enorme.”

Quando a Microsoft anunciou que Grand Theft Auto IV seria lançado simultaneamente no Xbox 360 e no Playstation 3 durante a Electronic Entertainment Expo de 2006, pôde-se ouvir murmúrios da platéia. Havia sido um grande golpe da gigante dos softwares, já que os três jogos anteriores da série da Rockstar Games haviam sido lançados para o Playstation 2. Meses depois, Grand Theft Auto III, Grand Theft Auto: Vice City e Grand Theft Auto: San Andreas acabaram aparecendo nas plataformas Xbox (o original) e PC.

De acordo com Pachter, a Microsoft pagou uma enorme quantia para trazer Grand Theft Auto, que vendeu mais de 15 milhões de unidades, para o 360 no primeiro dia de lançamento. “O número que eu ouvi, e eu tenho certeza de que é isso mesmo, é de $75 milhões (R$ 131,25 milhões), e isto [a quantia] provavelmente inclui o dinheiro para as duas primeiras DLCs também,” disse o analista. “É mais do que os $50 milhões (R$ 87,5 milhões) que as pessoas estão falando.”

Os conteúdos adicionais para download que Pachter mencionou são as duas expansões de GTAIV, o Lost & Damned e o Ballad of Gay Tony. Durante uma conferência com analistas em Junho de 2007, executivos da Take-Two haviam revelado qua a Microsoft havia pago a eles $25 milhões (R$ 43,75 milhões) para cada episódio para torná-los exclusivos do Xbox 360 para sempre. Porém, esta pretensão acabou não se concretizando quando a Rockstar anunciou que os conteúdos adicionais seriam lançados para o PC e o PS3 em Janeiro.

Pachter também forneceu informações sobre o jogo Agent que está para ser lançado exclusivamente para o Playstation 3 e que está sendo desenvolvido pelos mesmo time responsável por GTAIV, a Rockstar North. Ele explicou o seguinte: “Sony... disse à Take-Two, ‘Vocês tem que nos dar alguma coisa a mais,’ e esse ‘alguma coisa a mais’ seria um jogo de zumbi que a Rockstar começou a preparar. Mas enquanto a Rockstar estava planejando o jogo, Dead Rising foi lançado e Left 4 Dead foi anunciado. Então a Rockstar entendeu que eles estariam enfrentando um mercado saturado e disse, ‘O que é possível a gente fazer para que seja melhor do que a Valve fez?’ Eles começaram do zero, e é ai que veio a idéia de Agent, [mas] ninguém realmente sabe o que é.”


FONTE: GameSpot.com

..............................................................................................................
Outras notícias:
- Projeto Natal será lançado em Outubro
- Resultado Financeiro Anual - Sony: divisão de jogos apresenta prejuízos de $890 milhões, vendas do PS3 chegam a 35,7 milhões
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário