sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Dyack prevê ‘o fim da era de ouro dos consoles de videogames’

GDC Europa 2009: Fundador da Silicon Knights acredita que cloud computing vai “afetar profundamente a indústria de games para sempre.”


Para Denis Dyack, fundador da Silicon Knights, a era dos consoles de videogame está com os dias contados. E tudo por causa da nova tendência na área de TI dos serviços como OnLive e Gaikai, que prometem remover por completo a necessidade de se ter um hardware de computador local, apenas transmitindo vídeo e áudio processados por um computador remoto. Esse novo conceito é conhecido como cloud computing (nuvem de computação), e ainda possui as suas dúvidas sobre latência (transmissão lenta), viabilidade financeira e outros fatores.


Em sua palestra para a GDC Europe 2009, Dyack mostra ser um grande defensor desse conceito, e afirma que no período de 20 anos o serviço de cloud computing será predominante. Ele acredita que não existe um grande problema que inviabilize o serviço, como a latência: “Se eu fosse de uma dessas empresas, eu pensaria em posicionar hardwares em cada grande cidade, que erradicaria completamente o problema de latência.” A confiança neste serviço é tão grande que ele até ousa dizer que “2009 pode ser o fim da era de ouro dos consoles de videogame quando os primeiros modelos de cloud computing para jogos forem anunciados.”

Ao analisar um pouco o conceito, e olhando como se fossemos de uma dessas empresas de videogame, o conceito de cloud computing parece ser realmente algo concreto no futuro. Vamos analisar o caso do PS3, da Sony, como exemplo. O Playstation 3 de 60Gb foi lançado ao absurdo preço de $599 (cerca de R$ 1200,00, com a cotação do dólar atual). Isso gerou certas reclamações na época, e o PS3 esteve nos primeiros anos sempre em 3º posição no quadro geral de venda de consoles. Além disso, sites como a GameSpot e IGN publicaram matérias que mostravam que, para cada unidade de PS3 vendido na época, a Sony, ao invés de ter lucro, tinha prejuízo.

Com este novo serviço, a empresa não se preocuparia em desenvolver um console caseiro potente, concentrando as suas forças nos servidores remotos. Além disso, cloud computing tende a ser popular entre as desenvolvedoras em particular porque ele elimina o já conhecido problema da pirataria e também o da venda de jogos usados – duas reclamações que pessoas da indústria de games sempre fazem por diminuírem suas receitas. E Dyack comenta sobre esse assunto: “Quando você encerra a manufatura de um jogo e depois vê cada vez mais jogos sendo comercializados, você sabe que não está ganhando royalties – é frustrante.” Disse ele. “Logicamente, cloud computing erradica esse problema.”


Mas para aqueles que se sentem receosos pela Silicon Knights poder estar desistindo dos consoles tradicionais, não se preocupem. “A Silicon Knights continuará a produzir jogos para consoles enquanto eles continuarem dando lucro”, disse ele. Ele também se refere à Too Human como uma trilogia, sugerindo que o trabalho está em andamento para a seqüência do jogo original. “Nós iremos também fazer um remake de Cyber Empires,” disse Dyack, referindo-se a um update do primeiro jogo que nunca foi lançado.


FONTE: GameSpot

Nenhum comentário:

Postar um comentário