sábado, 4 de julho de 2009

Estudo indica que 28% de todas as pessoas que jogam videogame nos EUA são mulheres

Nos Estados Unidos, pais que é junto com o Japão o maior mercado de games no mundo, números de uma pesquisa do NPD Group revelam mulheres povoando o Wii, jogadores hardcore em declínio e jogadores on-line no mesmo patamar.

De acordo com um estudo da Nelsen Company no mês de Abril, quase 50% de todos os jogadores de PC são femininos, com franquias famosas como The Sims sendo jogados primeiramente por mulheres. O último jogo da série, The Sims 3, vendeu mais de 1,4 milhões de cópias por semana depois de seu lançamento, provavelmente apoiado por esse acontecimento demográfico.


Entretanto, um novo estudo do NPD Group mostra que esse aumento de jogadoras vai bem além da plataforma PC e agora elas já constituem mais de um quarto de todos os jogadores de videogame.

No relatório Gamer Augmentation 2009 da NPD publicado na última segunda-feira, o grupo revelou novos status que mostram que 28% de todos os jogadores de consoles em 2009 são do sexo feminino, um aumento em relação aos 23% do ano passado. O NPD Group atribuiu o aumento de 5% ao Nintendo Wii, o qual se acredita que atraiu um considerável número de novas jogadoras. É reportado que a quantidade de pessoas usando o Wii cresceu 19% em relação a 2008 em toda a área demográfica.

Durante a 2007 Women in Games Conference, a vice presidente da Electronic Arts Sharon Knight disse que o Wii é atrativo para as mulheres por causa de sua facilidade de acesso:
O Wii eleva o campo de jogo”, disse ela. “Você não se enrola – você começa a jogá-lo e já está se divertindo... (Os jogos para Wii) não requerem o mesmo esforço para dominar e aprender a jogar (como os jogos dos outros consoles)”.

O estudo do NPD Group mostra também alguns outros aspectos sobre outros grupos demográficos. Descobriu-se que os jogadores mais hardcore jogam em média 39 horas por semana, uma redução em relação às 46 horas do ano passado. Embora o estudo mostre que, de todos os tipos de jogadores, os hardcore têm a média mais baixa de gastos com jogos, eles são os que desembolsam as maiores quantias para adquirir um jogo. Jogadores hardcore compraram numa média de 24 títulos no quarto trimestre de 2008.

A quantidade de tempo gasto com jogos online permaneceu o mesmo em relação ao ano passado, apesar daquilo que o NPD Group chama de “foco da indústria em jogos online”. Em média, 38% é o tempo gasto pelos jogadores com jogos online.

O estudo Gamer Augmentation 2009 foi conduzido em Janeiro de 2009 com mais de 20.000 participantes entre 2 e 65 anos e inclui dados de 2008. A pesquisa foi realizada para mostrar apenas dados dos jogadores dos EUA.


Fonte: GameSpot

Nenhum comentário:

Postar um comentário