terça-feira, 30 de julho de 2013

Kits de desenvolvimento do PS4 estão sendo emprestados de graça por um ano aos desenvolvedores, segundo rumores

Site afirma ter ouvido de diversos estúdios que o kit de desenvolvimento do console custa $2.500, mas que a Sony está distribuindo-os "que nem doce" aos desenvolvedores.


Com o Playstation 4, a Sony já chegou a expressar as suas intenções de aproximar a plataforma dos estúdios independentes, prometendo tratá-los como os distribuidores de seus próprios títulos e permitindo que eles decidam sobre o preço e a data de lançamentos de seus projetos no novo console.


Agora, surge a informação de que, embora os kits de desenvolvimento do Playstation 4 estejam custando $2.500, a empresa está distribuindo-os "que nem doce" aos desenvolvedores gratuitamente sob a forma de empréstimo por um período limitado de um ano. Isso de acordo com a Polygon, que disse ter conversado com "várias fontes" de estúdios desenvolvedores que confirmaram as informações.

"Embora este preço de $2.500 esteja sendo citado no ciclo de desenvolvedores, todos os criadores de jogos que nós conversamos disseram que a Sony tem emprestado a eles os kits de desenvolvimento por um período limitado de um ano, de graça", escreveu o site. "Até o momento, não há kits de desenvolvimento sendo vendidos. A Sony está disponibilizando o que ela tem aos desenvolvedores favorecidos".

Citando desenvolvedores anônimos ouvidos pelo site, a Polygon disse ter ouvido de um desenvolvedor que "todos os [desenvolvedores] independentes que eu conheço receberam de graça. A Sony tem sido incrível em relação aos kits de desenvolvimento até agora". Já uma outra forte declarou que a Sony está focada em emprestar ao invés de cobrar taxas. "Eles estão distribuindo-os que nem doce", afirmou.

Contactando a Sony para comentar sobre o assunto, um representante disse ao site que este tipo de programa de distribuição própria tem estado disponível nas plataformas Playstation já a cerca de cinco anos, e que a iniciativa tem sido evoluída durante este tempo. Em relação ao PS4, o representante citou o programa DevKit Loaner (Empréstimo de DevKit) que está descrito na página de "Torne-se Um Desenvolvedor Registrado" da Sony.

Por fim, a Polygon lembra que os kits de desenvolvimento do atual console, o Playstation 3, tem sido comercializados entre $1,000 e $10,000, com vários tipos de kits de diferentes níveis de função disponíveis. "O preço estipulado de $2.500 parece ser uma opção popular dentre a maioria dos desenvolvedores", completou o site.

O Playstation 4 está previsto para ser lançado no final deste ano ao preço de $399.


........................................................................................................
Outras notícias:
Sony: 'Estamos numa posição muito melhor' com o PS4
Sony confirma que o PS4 gravará os últimos 15 minutos de jogo para edição
........................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário