segunda-feira, 27 de maio de 2013

Xbox One é oficialmente revelado pela Microsoft

Console Xbox da próxima geração será lançado no final deste ano, incluirá drive de Blu-ray, 8GB de RAM, 500GB de HD e exigirá o Kinect conectado para funcionar; dentre os jogos confirmados estão Call of Duty: Ghosts, Forza Motorsport 5 e FIFA 14; imagens dentro.


Após meses e meses de rumores e especulações, enfim a Microsoft veio a público para anunciar a mais nova geração dos consoles Xbox, o Xbox One, iniciando assim de forma oficial a guerra entre Sony e Microsoft pela próxima geração de consoles.


A revelação aconteceu semana passada durante um evento realizado em Redmond, Washington, aonde a fabricante apresentou pela primeira vez em público o console em si, o novo controle e também o novo sensor Kinect, e divulgou as primeiras informações e imagens da nova plataforma, cujos detalhes você confere abaixo.

Previsto para ser lançado no final deste ano em todas as regiões do globo, o novo console foi concebido em cima da ideia “tudo em um”, uma referência aos planos da empresa de fazer da plataforma um centro completo de entretenimento que irá alem das funções de jogos e englobará uma série de outras atividades como assistir televisão, falar ao Skype, navegar na Internet, etc.

O Xbox One foi projetado para proporcionar uma geração completamente nova de grandes jogos, televisão e entretenimento em um poderoso aparelho [que engloba tudo em um só lugar]”, disse Don Mattrick, presidente da divisão do mercado de entretenimento interativo da Microsoft. “A nossa arquitetura moderna e única levará simplicidade à sala de estar e, pela primeira vez na história, a habilidade de alternar instantaneamente entre os seus jogos e o entretenimento”.

Uma das características bastante enfatizadas durante o anúncio é que a nova plataforma será completamente integrada ao Kinect e fará uso extremo de suas funções de tal forma que o Xbox One não funcionará caso o sensor de movimentos não esteja acoplado a ele. Boa parte da apresentação da empresa foi dedicada a enfatizar as diversas ações de movimentos e as possibilidades que o novo modelo do dispositivo proporcionará à nova plataforma.

Especificações e características:

O novo Xbox possui um formato retangular deitado na horizontal com um acabamento liso na cor preta e cantos chanfrados. Em relação a capacidade do novo sistema, o gerente de um dos setores de desenvolvimento da fabricante, Greg Williams, afirmou em entrevista pós-evento que a Microsoft buscou propositalmente não correr atrás dos mais altos poderes de processamento gráficos, optando por uma solução que abrangesse mais os diversos setores do entretenimento como um todo.



Em relação às especificações propriamente ditas, o Xbox One possuirá uma arquitetura nativa de 64 bits e virá com um processador x86 customizado de 8 núcleos, 8 GB de memória RAM do tipo DDR3 e 500 GB de espaço em disco, além de drive de Blu-ray, entradas e saídas HDMI, rede Wi-Fi embutida no console e 3 portas USB 3.0. As portas USB poderão ser usadas para transferências de dados, e os usuários poderão conectar HDs externos e outras soluções de armazenamento de dados nelas que terão exatamente as mesmas funções do HD interno.

O aparelho contará também com mais de 5 bilhões de transistores que, segundo a Microsoft, “ajudará a fazer do lag e das telas de carregamento uma coisa do passado”, permitindo assim aos jogadores a “alternarem instantaneamente entre um jogo e o seu entretenimento na velocidade da luz”. Tal arquitetura possibilitará também que o sistema rode diversos aplicativos lado a lado com os jogos sem a perda de performance.

O sistema possuirá três sistemas operacionais rodando em conjunto dentro dele. O primeiro deles trabalhará diretamente nos acessos ao hardware do aparelho, o segundo será baseado no kernel do Windows para jogos e aplicativos, e um terceiro sistema operacional ficará encarregado de gerenciar as operações multitarefas. O novo Xbox, no entanto, não mais rodará os jogos diretamente pelo disco de mídia, mas todos os jogos do Xbox One deverão ser obrigatoriamente instalados no HD do sistema pelos usuários antes que eles possam ser jogados.

O Xbox One dará suporte ainda às imagens 3D e à resolução de imagens 4K, também conhecidas como Ultra HD.

Controle:

O novo controle sem fio do Xbox One também foi mostrado pela Microsoft durante o evento. Apresentando um formato parecido com o do Xbox 360, o controle foi concebido “por jogadores, para jogadores, para a próxima geração”, e reprojetado com “mais de 40 inovações técnicas e de design”. O novo controle também será rastreado pelo novo sensor do Kinect e possuirá um compartimento de bateria integrado.



O controle do Xbox One virá com dois direcionais analógicos, um direcional pad, os tradicionais botões frontais A, B, X e Y, botões de gatilho superiores traseiros, e dois novos botões Menu e View que substituirão os botões Start e Back do Xbox 360. O botão Menu (centro superior à direita) poderá ser usado para mostrar opções e comandos tanto do jogo quanto do sistema na tela. Já o botão View (centro superior à esquerda) poderá ser usado para mudar o ângulo da câmera, mostrar mapa ou ranking online, etc..

Segundo a empresa, uma das grandes reclamações dos jogadores com o atual controle será sanada com a nova versão do D-pad que foi reformulada para o novo sistema. O acessório possuirá ainda um maior controle e precisão, e virá com um novo ajuste ergonômico que inclui um aperfeiçoamento na disposição, no formato e no acabamento dos botões e direcionais.

Jogos:

A Microsoft anunciou durante o evento a primeira leva de jogos para o Xbox One. Dentre os títulos confirmados estão Forza Motorsport 5 da Turn 10 Studios, Call of Duty: Ghosts da Activision, Quantum Break da Remedy Entertainment e os jogos de esporte FIFA 14, NBA Live 14, Madden 25 e UFC da Electronic Arts. Os conteúdos adicionais de Call of Duty: Ghosts serão lançados primeiro no novo sistema de forma exclusiva, informou a Activision, enquanto que Forza Motorsport 5  e Quantum Break serão títulos de lançamento para a nova plataforma.


Ainda sobre a EA, a empresa disse durante o evento ter criado uma “extensa parceria estratégica” com a Microsoft para disponibilizar conteúdos para a nova plataforma. Além disso, a Microsoft anunciou também a produção de uma nova série de TV em Live Action baseada no universo da franquia Halo que será dirigida por Steven Spielberg e que possuirá conteúdos de interatividade exclusivos para o Xbox One. O famoso diretor assumirá o cargo de produtor executivo do projeto, e a produção será feita em parceria com a Xbox Entertainment Studios e a desenvolvedora 343 Industries.

Por fim, a Microsoft disse ter em produção 15 jogos próprios para o Xbox One que serão lançados durante o primeiro ano de vida do sistema, dos quais 8 são propriedades intelectuais totalmente novas (Quantum Break é um deles). Existem “mais títulos em desenvolvimento agora do que em qualquer outro período na história da Xbox”, afirmou a empresa, que está prometendo apresentar a linha completa de títulos durante a E3 deste ano.

Xbox Live:

A Microsoft apresentou também uma nova geração da Xbox Live, a qual a empresa descreveu como uma rede “mais poderosa, mais pessoal e mais inteligente”. Para se ter uma ideia de sua capacidade, durante o lançamento do Xbox 360 a Xbox Live possuía 3 mil servidores mantendo rede online em funcionamento. Hoje, este número subiu para 15 mil, mas para o Xbox One a Xbox Livre contará com 300 mil servidores dando suporte à rede online, algo “maior do que todo o poder de processamento no mundo em 1999”, de acordo com a fabricante.


A nova Xbox Live está sendo projetada com a tecnologia de Cloud Computing (ou computação nas nuvens), aonde os conteúdos e serviços poderão ser acessados de forma mais conveniente e acessível. Esta tecnologia permitirá que os jogadores salvem o seu perfil completo, conteúdos digitais e o progresso de seus jogos diretamente na rede, de forma que estes conteúdos possam ser acessados em qualquer console Xbox One e a qualquer momento.

Ela possibilitará também que os jogos digitais sejam baixados e instalados de forma segmentada, em partes, permitindo assim que os jogadores iniciem a parte baixada do jogo enquanto o resto do conteúdo é baixado em segundo plano. Não somente isso, mas o sistema também permitirá que as atualizações do sistema e de jogos sejam baixadas e instaladas automaticamente em segundo plano sem que os usuários precisem esperar pelo término delas. 

O novo Xbox também terá uma versão mais expandida do sistema achievements para os jogos, e o limite máximo de amigos que os jogadores poderão ter na rede aumentará para 1000. Os assinantes Gold do Xbox 360 poderão transferir as suas assinaturas para o Xbox One, bem como seus atuais achievements, Gamerscore e avatar.

O novo sistema também rastreará o seu usuário na Xbox Live para encontrar oponentes próximos ao seu nível de jogo. “No Xbox One, a sua reputação na Xbox Live terá uma importância fundamental e lhe ajudará a encontrar os melhores oponentes baseado em sua habilidade, estilo de jogo e idioma para um desafio online multiplayer mais profundo”, disse a empresa. A loja online de compras da Xbox Live, no entanto, não dividirá mais os jogos por categoria, como Xbox Live Arcade ou Indie Games por exemplo, mas unificará todos os títulos em um só lugar.

No passado nós tínhamos os jogos do varejo que vêm em disco, nós tínhamos a Xbox Live Arcade e nós tínhamos a Indie Games, e eles tinham os seus próprios canais distintos ou espaços distintos”, disse o vice-presidente corporativo Phil Harrison em entrevista ao site Eurogamer. “Com o novo Xbox e a nova marketplace, eles são jogos. Nós não faremos distinção entre um jogo ser um RPG épico de 50 horas ou um jogo de quebra-cabeças ou qualquer outra coisa no meio disso”.

Kinect:

Conforme citamos anteriormente, o Kinect será parte fundamental do novo Xbox de tal forma que o sistema não funcionará sem que o sensor esteja conectado a ale. Tal iniciativa faz parte dos planos da Microsoft de proporcionar uma situação aos criadores para que eles implementem suas ideias levando em consideração a utilização de gestos e vozes dos usuários, já que toda unidade do Xbox One carregará um aparelho Kinect consigo.



O novo modelo do Kinect foi “completamente redesenhado”, possuirá uma câmera com resolução a 1080p que proporcionará um campo de visão 60% maior do que o modelo atual, e terá uma capacidade de reconhecimento de gestos e falas muito mais preciso, intuitivo e de uma resposta muito mais rápida do que o seu antecessor. Até 6 pessoas diferentes poderão ser detectadas ao mesmo tempo, com o sistema podendo rastrear os usuários em uma distância muito mais próxima agora, fazendo do uso do aparelho em ambientes mais fechados algo mais prático.

Praticamente tudo poderá ser acessado pelo comando de voz. Ao dizer por exemplo “Xbox On”, o sistema reconhecerá automaticamente o usuário e mostrará na TV a tela inicial personalizada do jogador sem que ele precise efetuar login na forma tradicional com a inserção de usuário e senha. Novos gestos como agarrar e esticar ou deslizar as mãos no ar também poderão ser usados para navegar pelo sistema.

O sistema também poderá trabalhar praticamente sobre quaisquer condições de iluminação (inclusive em ambientes escuros), e reconhecerá até os movimentos mais sutis dos jogadores, como uma ligeira rotação do pulso. Adicionalmente, através de uma tecnologia de isolação de ruídos própria do sensor, o aparelho será capaz de reconhecer a sua voz mesmo em salas e ambientes com bastante barulho.

Segundo a Microsoft, o novo Kinect poderá até mesmo ler a biometria dos jogadores, escanear os seus batimentos cardíacos e identificar quando eles estão assustados ou contentes, o que, de acordo com a empresa, abre a possibilidade para a implementação de novas ideias criativas.

Gravador de jogos:

O sistema do Xbox One também oferecerá uma tecnologia de gravação de jogos que permitirá a gravação de clipes da jogabilidade dos jogadores que poderão ser armazenados na rede e compartilhados. O serviço gravará constantemente os momentos mais recentes do progresso dos jogadores, com estas cenas podendo ser acessadas, editadas e compartilhadas na Xbox Live e em outras redes sociais. A funcionalidade será parte integral da Xbox Live e estará totalmente conectada a rede.


TV e Skype:

Conforme indicavam os rumores, o novo Xbox poderá ser utilizado para assistir a programas de televisão seja por sinal a cabo ou pelo sintonizador via satélite. O diferencial do sistema é que os canais e a programação poderão ser manipulados por meio de gestos e comandos e voz através do Kinect, e o sistema também oferecerá novos aplicativos interativos relacionados às transmissões que rodarão lado a lado delas.


Por exemplo, em uma partida de futebol, os telespectadores poderão acompanhar o seu fantasy game em tempo real na tela enquanto os resultados e as estatísticas vão acontecendo, ou durante a reprodução de filmes e séries os usuários poderão adquirir ingressos para seções de cinemas.

A Microsoft também anunciou um acordo com a NFL (a liga nacional de futebol americano) para proporcionar o que a empresa chamou de “a experiência de televisão NFL interativa definitiva” para o Xbox One, aonde a fabricante espera mudar o jeito de se assistir esportes na TV através de soluções de interatividade que incluirão o uso do Skype, do Xbox SmartGlass e de outros dispositivos rodando em conjunto com o novo sistema.

A Microsoft confirmou que a integração do Xbox One com o sinal de TV estará disponível apenas para os Estados Unidos no lançamento.

Uma outra característica mostrada é que o sistema poderá realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo. Com a função Snap, os usuários poderão acessar serviços adicionais na tela ao mesmo tempo em que eles estão assistindo a um filme ou programa sem que a transmissão seja interrompida, com o usuário podendo alternar entre jogos, filmes e musicas enquanto os conteúdos são reproduzidos.


Por fim, o Xbox One também virá com o Skype integrado ao sistema, aonde os usuários poderão fazer ligação a outros usuários do serviço, conversar com amigos via vídeo e até mesmo realizar chamadas em grupo. Esta função poderá ser utilizada mesmo durante a reprodução de filmes e programas de TV.

Informações adicionais:

O Xbox One também estará sempre ligado, sempre presente, de acordo com a Microsoft, com o sistema possuindo múltiplos estados de energia para tornar isto possível. No estado mais baixo de consumo de energia (em standby), o microfone do Kinect ficará ativo para ouvir a comandos de voz específicos, como “Xbox On”, de forma a responder imediatamente aos usuários e reativar por completo o sistema de volta ao seu funcionamento normal.

Outra característica citada da nova plataforma é que, segundo a Microsoft, o console se tornará mais poderoso com o passar do tempo através da tecnologia de computação nas nuvens. Apesar de o sistema possuir uma boa configuração, ele ficará obsoleto em algum momento no futuro, eventualmente, mas como o Xbox One é projetado para se comunicar com os servidores da rede nas nuvens (Cloud Computing), o console poderá utilizar o poder de processamento destes servidores para aumentar a sua performance.

A ideia da Microsoft é transferir parte do processamento dos dados realizados dentro do Xbox One para os servidores da nuvem no futuro, conforme explicou o diretor de desenvolvimento do sistema, Boyd Multerer, conforme publicado pela IGN: “Como um desenvolvedor, eu poderia começar a fazer coisas como transferir coisas insensíveis a latência para a nuvem. Você pode até ter um número limitado de transistores na sua casa, mas você tem um número ilimitado de transistores na nuvem”.

A Microsoft prometeu que o novo SmartGlass será “totalmente integrado” ao Xbox One. Além de usar a tecnologia para enviar comandos ao novo aparelho, o acessório será utilizado também como uma tela adicional para jogos, filmes e TV que mostrará conteúdos adicionais para complementar a experiência.

O Xbox One também permitirá que os jogadores pausem e salvem o seus jogos a qualquer momento. De acordo com um representante da empresa, o sistema permitirá que os usuários desliguem o aparelho, e quando eles voltarem a ligar o console para continuar jogando o sistema imediatamente colocará na tela o ponto exato em que você parou. Tal função permitirá aos usuários também a alternarem entre os vários aplicativos e conteúdos como filmes e jogos sem que o seu progresso seja perdido. 

---

Com a Sony também tendo confirmado o lançamento do PS4 para o final deste ano, a indústria como um todo terá um final de 2013 realmente agitada. E apesar de o preço e o dia de lançamento do Xbox One não terem sido anunciados, algumas lojas internacionais, como a GAME do Reino Unido, já estão aceitando reservas do console como item de pré-venda em seus sites. 

Abaixo você confere uma série de imagens sobre o produto. Para maiores informações, acesse a página oficial do produto no Brasil clicando neste link: http://www.xbox.com/pt-BR/xboxone/meet-xbox-one.

 























..............................................................................................................
Outras notícias:
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário