domingo, 13 de janeiro de 2013

Wii U chega a marca de 890 mil unidades vendidas nos EUA

Plataforma arrecada mais de $300 milhões nas seis primeiras semanas de disponibilidade no país; 3DS possui agora mais de 7,7 milhões de aparelhos comercializados, enquanto que o Wii e DS chegam a 40,8 milhões e 53 milhões, respectivamente.


A Nintendo divulgou semana passada os números atualizados de vendas para os seus consoles no mercado americano, revelando assim os primeiros dados oficiais pós-lançamento do Wii U no país. De acordo com a empresa, o novo console já movimentou cerca de 890 mil unidades nos Estados Unidos em apenas 41 dias de disponibilidade na região.


Os novos dados foram passados à fabricante japonesa pela NPD Group, que os divulgou por meio de uma nota de imprensa enviada na última quinta-feira. Segundo a empresa, 460 mil deste número foram comercializados em Dezembro.

A Nintendo também comparou a quantidade de dinheiro gerado pelo Wii e pelo Wii U durante o mesmo período de lançamento. Segundo a empresa, o novo console já arrecadou $300 milhões em vendas nos Estados Unidos desde a sua estreia no dia 18 de Novembro, ao passo que o Wii havia levantado um montante total de $270 milhões durante o mesmo período de seis semanas no final de 2006. Isso dá uma vantagem de $30 milhões para o Wii U em relação ao seu antecessor.

Conforme destacado pelo analista Liam Callahan da NPD em seu relatório de Dezembro, isso se deveu principalmente pelo fato de o Wii ter sido vendido por $50 (R$ 100) a menos do que a versão mais básica do Wii U. “As vendas do Wii U estiveram menores em unidades vendidas quando comparadas com o Wii original em Dezembro de 2006,” disse Callahan. “Entretanto, devido ao seu preço mais elevado, o Wii U gerou 3% a mais de vendas em dólares do que o Wii quando se compara Dezembro com Dezembro, mas está a 11% [se comparado desde o lançamento]”.

O vice-presidente executivo de marketing da Nintendo na América, Scott Moffitt, também destacou a performance de vendas do novo console. 

Enquanto que o lançamento do Wii estabeleceu um novo parâmetro nos Estados Unidos, o Wii U superou o seu predecessor em talvez na categoria mais importante: geração de receitas,” disse Moffitt na nota de imprensa divulgada. “A demanda pelo modelo Deluxe, que basicamente se esgotou nas lojas nestas férias, e a alta taxa de venda de New Super Mario Bros. U, mostram que nós temos o valor [de produto] e os jogos necessários para alcançarmos um bom momento em 2013.”

Em relação aos jogos, New Super Mario Bros. U obteve uma ótima performance de 580 mil cópias vendidas até o momento, com uma taxa de venda associada de 65% para cada console comercializado.

Vale lembrar que, enquanto que o Wii foi vendido com lucro, A Nintendo admitiu em Outubro que o Wii U seria vendido com prejuízos em seus primeiros meses de disponibilidade no mercado. Lançado nos Estados Unidos em 18 de Novembro, o console comercializou em torno de 400 mil aparelhos em sua primeira semana de vendas.


Já o 3DS chegou à marca de 7,7 milhões de unidades vendidas nos EUA desde a sua estreia na região, mantendo assim uma taxa de vendas superior em relação ao DS original se comparado o mesmo período de lançamento. New Super Mario Bros. 2 por sua vez se tornou no quarto título do portátil a ultrapassar a casa de 1 milhão de unidades em vendas nos Estados Unidos, tendo alcançado agora cerca de 1,45 milhões de cópias comercializadas.

O Wii possui agora 40,8 milhões de consoles vendidos nos EUA, e Just Dance 3 da Ubisoft se tornou no décimo jogo da plataforma a vender mais de 5 milhões de unidades. Por fim, o DS chegou à marca de 53 milhões de portáteis comercializados nos Estados Unidos desde o seu lançamento na região.

2012 marcou também o 11º ano consecutivo em que a Nintendo comercializa pelo menos 8 milhões de unidades de hardware nos EUA, informou a fabricante.

E a notícia sobre o desempenho da Nintendo no mercado americano interferiu diretamente nas ações da empresa no Japão. No dia seguinte à divulgação das informações, a companhia obteve um aumento de 5,6% em sua bolsa de valores, tendo fechado o dia com cotação de 9070 ienes, o maior salto que a fabricante teve em quatro meses, segundo uma publicação da Bloomberg.

A notícia das vendas nos EUA levaram os investidores a migrarem para a Nintendo,” disse Makoto Sengoku, um analista de mercado da Tokai Tokyo Securities. Apesar disso, ele alertou que “o ganho pode ser momentâneo a menos que eles consigam manter o bom momento das vendas.”


..............................................................................................................
Outras notícias:
.............................................................................................................