segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Wii U terá bloqueio de jogos por região, informa a Nintendo

Fabricante revela que o seu novo console não permitirá que jogos importados de outros continentes rodem no sistema.


A Nintendo revelou que o Wii U possuirá bloqueio por região e não rodará jogos importados quando ele for lançado no final deste ano. A informação foi divulgada primeiramente pela revista japonesa Famitsu, e confirmada posteriormente pela própria Nintendo aos sites CVG e Eurogamer.


O que pode ser jogado no Wii U é restringido por uma função de bloqueio por região,” escreveu a revista, de acordo com a tradução feita por um usuário da Neogaf no Twitter. “Softwares não vendidos na mesma região não podem ser jogados.”

Isto significa que os consumidores que adquirirem a versão americana do novo console não poderão importar os jogos que forem lançados na Europa ou no Japão, e vice-versa. Apensa os aparelhos comercializados em suas respectivas regiões serão capazes de rodar os jogos de suas respectivas regiões.

Embora geralmente a grande maioria dos títulos sejam disponibilizados tanto nos EUA quanto no mercado europeu, há casos em que jogos específicos acabam sendo lançados apenas em uma região, especialmente em se tratando de edições de colecionador, como foi o caso de The Last Story para o Wii. Na Europa, o título foi vendido juntamente com uma versão Collector’s Edition, enquanto que nos EUA havia disponível apenas a versão comum do jogo.

Já os consumidores que costumam importar jogos do Japão terão maiores problemas, visto que muitos jogos lançados no país ou demoram meses (em alguns casos até mesmo anos) para receberem uma versão ocidental ou nem mesmo chegam a ver a luz do dia em outro continente.

Esta é uma política usada já a bastante tempo pela Nintendo. Tanto o Wii quanto o 3DS possuem bloqueio por região, assim como alguns modelos do Nintendo DS. GameCube, N64, SNES e NES também tiveram todos algum esquema de bloqueio por região, com os primeiros sistemas da fabricante possuindo até mesmo cartuchos com formatos diferentes como uma forma de impedir o uso de jogos importados.

Curioso notar que tanto Sony quanto Microsoft possuem uma estratégia diferente em suas plataformas, com elas deixando a cargo das distribuidoras a decisão de bloquear os jogos em outras regiões ou não, as quais na maioria dos casos não as fazem. Já o mais novo portátil da Sony, o PS Vita, é livre de bloqueios por região.


FONTE: CVG.com / IGN.com

........................................................................................................
Outras notícias:
Wii U tem preço e data de lançamento anunciados para os EUA
Preço dos jogos do Wii U custará $59,99; confira a lista completa de lançamentos
........................................................................................................