A Nielsen, firma de pesquisa de mercado, diz que o aumento de 32% no mercado de jogos usados ajudou no aumento de horas jogadas; venda de jogos novos cai 3%
Ao olhar para as vendas de varejo nos EUA dos últimos três meses, conforme informado pela NPD Group, fica claro que a industria de games não está tão forte quanto ela estava neste mesmo período do ano passado. Uma das causas desse enfraquecimento, é claro, é a recessão econômica global, que tem derrubado receitas por todo o globo. Outra grande causa é a comparação feita entre o mercado atual e o momento forte em que o mercado vinha apresentando ano a ano, já que este ano estaria competindo com os maiores best-sellers de todos os tempos, como Grand Theft Auto IV.
Seja como for, isso não quer dizer que os jogadores estão diminuindo o tempo gasto diante de seus consoles. De acordo com um novo relatório de mercado da empresa The Nielsen Company, 42% dos jogadores entre 7 e 54 anos afirmaram que estão jogando ou tem planos para jogar mais do que eles tinham no ano passado, e com outros 41% dizendo que os seus hábitos com jogos não mudaram.
Tempo gasto com jogos por semana.
.
.
Nitidamente, a principal área demográfica de jogadores, pessoas do sexo masculino entre 18 e 24 anos, reportou um aumento de 16% para 29% em tempo gasto jogando games de PC e consoles durante os cinco primeiros meses de 2009. Entretanto, pessoas do sexo feminino entre 13 e 17 anos também reportaram um substancial crescimento com tempo gasto jogando, que cresceu de 12 para 30% para cada mês de 2009. A Nielsen comentou ainda que esta estatística é particularmente interessante visto que os jogos de consoles portáteis – a plataforma tradicional das mulheres mais jovens – não entrou neste estudo.
Proporção de jogos usado.
.
.
A Nielsen ainda descobriu que 35% das pessoas disseram que estão gastando ou planejam gastar mais dinheiro neste ano do que eles gastaram em 2008, com outros 39% declarando que eles irão manter a mesma quantia gasta do ano passado. A diferença de números entre o levantamento da Nielsen com o levantamento da NPD está nas vendas de jogos novos versus jogos usados. A venda de jogos usados aumentou quase 32% em comparação com o ano passado, enquanto que a venda de jogos novos caiu quase 3%.
Algo que também impactou a venda de novos jogos foi o negócio de locação, que viu um substancial crescimento no meio de Maio. De acordo com o levantamento da Nielsen, 14% de todos os jogadores inscritos em uma dessas lojas de locação, tais como a GameFly, cresceu em Maio 10,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Todos os dados são referentes ao mercado de games nos EUA.
FONTE: Gamespot
Nenhum comentário:
Postar um comentário