Na época, Shuhei Yoshida, chefe da Sony Worldwide Studios,
achou o jogo “uma porcaria” e “incrivelmente ruim” durante o
desenvolvimento do projeto, e não visualizou que o título alcançaria tal
sucesso nos EUA e Europa.
Demon's Souls acabou se tornando em um dos jogos mais amados
do Playstation 3. Ele é incrivelmente difícil, e o desafio que ele proporciona
nos remete aos tempos dos clássicos jogos do NES que torturavam os jogadores que
queriam correr com o jogo sem pensar. Demon's Souls é difícil, é intimidador, é
absolutamente fantástico, mas a Sony Computer Entertainment decidiu por
distribuí-lo apenas no Japão, com os lançamentos europeu e norte-americano
ficando sob a responsabilidade da Atlus e da Namco Bandai.
O que teria acontecido? Aparentemente, a Sony nem sempre teve
esta mesma visão do jogo. Em uma franca entrevista concedida para a GameInformer, a Sony admitiu que foi um grande erro decidir por não fazer a
distribuição de Demon's Souls nos EUA e Europa, e que este foi um dos maiores
erros que a empresa já cometeu em relação à distribuição de softwares nesta geração.
Yoshida explicou então que ele subestimou completamente a
qualidade do jogo, culpando o fato de ele não ter tido a oportunidade apropriada
para experimentá-lo durante o seu desenvolvimento. “Parte desta questão está
[na forma de se] fazer jogos no Japão. O desenvolvimento de um jogo no Japão é
normalmente feito horizontalmente, aonde todas as [coisas] são feitas em
paralelo, então é difícil de se imaginar qual será o status final do jogo,”
disse ele.
“O estilo ocidental de desenvolvimento de jogos é
normalmente [do tipo] vertical. Então logo no início do processo o time tenta
criar um pequeno pedaço da experiência que se assemelhe com o produto final. O
que aconteceu com Demon's Souls foi que até a parte final do desenvolvimento do
jogo nós não pudemos jogá-lo completamente. Havia problemas com a taxa de
quadros e a rede não estava ativa e rodando. Nós subestimamos a qualidade do
jogo e, para ser honesto, a imprensa no Japão fez o mesmo.”
Yoshida adicionou que a sua primeira impressão com o jogo
foi extremamente negativa.
“Na minha experiência pessoal com Demon's Souls, quando ele
estava perto de [ser finalizado] eu gastei perto de duas horas jogando-o, e
depois de duas horas eu ainda estava no início do jogo. Eu disse, ‘Isso é uma
porcaria.’ Isso é um jogo incrivelmente ruim’. Então eu o deixei de lado.”
“Por sorte que distribuidoras terceiras, Atlus na América do
Norte e Namco na Europa, [viram o seu potencial] e ele realmente se tornou num
grande sucesso fora do Japão. Nós realmente deixamos a desejar do ponto de
vista da distribuição, incluindo o lado do gerenciamento do estúdio. Nós não
fomos capazes de enxergar o valor do produto que nós estávamos fazendo.”
Yoshida terminou dizendo que ele espera evitar cometer novos
erros do tipo no futuro e, interessante notar, afirmou que a Sony possui os
direitos da propriedade intelectual Demon's Souls.
“O desenvolvimento de jogos é um processo complicado. Nós
começamos e paramos muitos jogos. Alguns chegam ao seu fim, mas nós temos que
tomar decisões. Eu espero que nós não cometamos o mesmo erro novamente. Eu
deveria ter sido mais teimoso com o pessoal do marketing aqui da América do
Norte e da Europa.”
“Nós nunca vendemos as nossas IPs. Bem, eu nunca deveria
dizer nunca, mas este não é o nosso negócio. O nosso negócio é [fazer] crescer
as nossas IP, e nós amamos Demon's Souls. A From Software é uma parceira de
negócios muito importante, então veremos.”
Demon’s Souls foi lançado para o Playstation 3 em 2009 e
recebeu incontáveis elogios por parte da mídia, entre eles um 9/10 da
Eurogamer. O seu sucessor espiritual, Dark Souls, foi lançado ano passado pela Namco
Bandai e Atlus para Playstation 3 e também para o Xbox 360.
FONTE: Eurogamer.net / CVG.com / Gamezone.com
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Outras notícias:
- Demon’s Souls vende cerca de 250 mil nos EUA
- Sony: The Last Guardian está sendo um ‘árduo desafio’ para os desenvolvedores
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