Activision confirma que o mais novo título de sua popular série utilizará a nuvem da Xbox Live para hospedar os servidores do jogo na versão do Xbox One; produtor executivo da Infinity Ward comenta sobre o processo de implementar servidores dedicados nos jogos
Durante a conferência de imprensa da Microsoft na Gamescom deste ano, a Activision anunciou que o mais novo título de sua popular série de tiro em 1ª pessoa, Call of Duty: Ghosts, terá servidores dedicados para a versão do Xbox One quando o jogo chegar às lojas no final deste ano.
O serviço será disponibilizado por meio da nova rede cloud (nuvem) da Xbox Live, que estará sendo usada para hospedar as partidas online, abandonando assim a realização de partidas multiplayer definidas localmente que tem sido utilizadas desde sempre na série.
Posteriormente à apresentação, a desenvolvedora Infinity Ward confirmou em entrevista ao site Gamespot que a edição para os PCs de Call of Duty: Ghosts também terá servidores dedicados, embora a empresa tenha informado que os detalhes para a implementação desta funcionalidade nos PCs ainda estão sendo finalizados.
Durante a entrevista, o produtor executivo da Infinity Ward, Mark Rubin, também falou sobre o processo de implementar servidores dedicados nos jogos, explicando que o enorme volume de informações necessário na hora de hospedar algo da magnitude de Call of Duty sempre foi um dos grandes obstáculos para a empresa. "Um dos problemas com o nosso jogo, em certo sentido, é que nós temos um grande número de jogadores", declarou ele.
E continuou, "Eu me lembro de que nós demos uma olhada [na ideia de implementar] servidores dedicados nos consoles quando nós estávamos desenvolvendo Call of Duty 4, e o problema era que nós só podíamos colocar quatro [partidas multiplayer] em cada servidor. Então você calcula isso pelo tanto de partidas que estão sendo jogadas, e o resultado é que isso representaria mais servidores do que qualquer Data Center dos Estados Unidos. Teria sido impossível de se fazer".
"Obviamente que o poder dos servidores cresceram, e nós podemos colocar cada vez mais partidas por servidor, o que é uma ajuda e tanto, e o fato de agora a Microsoft estar dando suporte a esta iniciativa de se ter uma enorme rede em nuvem, [a ideia de] servidores dedicados faz muito mais sentido. Nós teremos escalabilidade, e nós não precisaremos manter data centers os quais nós não estamos equipados para fazê-lo. Ter a Microsoft fazendo isso é fantástico".
Com a Microsoft investindo no conceito de nuvem dentro da Xbox Live, e com os servidores de Call of Duty: Ghosts rodando nela, Rubin afirmou que o serviço irá se desenvolver dramaticamente com o tempo. "Eu acho que eles ainda estão desvendando [a nuvem da Xbox Live]", disse ele.
"[A Microsoft] tem intenções incrivelmente boas com o que eles estão querendo fazer com ela. Se você olhar para Call of Duty 2 quando nós o lançamos no Xbox 360, ou para Call of Duty 4 que foi um imenso salto em relação a CoD 2, exite uma curva de aprendizado para todos nós como desenvolvedores, e para os [desenvolvedores] da Xbox. Haverá uma curva de aprendizado quando os consoles chegarem. Isso é totalmente esperado, e algo que nos deixa ansiosos".
Rubin também comentou sobre a melhoria no fornecimento da internet e como isso trouxe um impacto significativo para os jogos multiplayer. "Quando as pessoas não tinham um acesso regular à internet, ou quando ela era de um modem de 28K, ou até pior como de 24 ou de 300, você realmente não conseguia fazer muita coisa no que se refere ao multiplayer. Então todos estavam focando na experiência de jogo single-player", disse ele.
"O multiplayer, especialmente para coisas como Call of Duty, decolou de uma forma que nós acabamos nos tornando num dos principais utilizadores do tráfego e do espaço de internet. Então a infraestrutura, as provedoras de serviço de internet, acabaram se dando conta disso e passaram a formular as suas estratégias sobre como eles iriam tocar os seus negócios em relação aos jogos sociais multiplayer".
"Eu me lembro que nós tivemos problemas com Call of Duty 4 na Europa porque algumas fornecedoras de serviço de internet aqui estavam definindo limites para o tráfego de dados dos videogames. Nós lutamos e lutamos com essas pessoas, e nós literalmente enviamos um pessoal até essas empresas para explicar o que estava acontecendo, e felizmente hoje eu penso que existe um cenário com uma melhora significativa", completo Rubin.
O Xbox One está previsto para ser lançado no próximo mês de Novembro ao preço de $499 nos EUA e R$ 2.199 no Brasil. A Microsoft ainda está para anunciar uma data exata para a estreia do console. Já Call of Duty: Ghosts será lançado no próximo dia 5 de Novembro para Playstation 3, Xbox 360, Wii U e PC.
O título também será disponibilizado para Playstation 4 e Xbox One, com a Microsoft tendo confirmado o jogo como um título da lançamento para a sua nova plataforma.
..............................................................................................................
Outras notícias:
- Call of Duty: Ghosts - 3 novas imagens da Gamescom 2013
- Call of Duty: Ghosts: jogadores poderão migrar da versão do PS3 para o PS4 por apenas $10
..............................................................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário