Site afirma que, do total de 8GB que virá no console, 4,5GB será destinado exclusivamente para os desenvolvedores, com um adicional de 1GB de memória "flexível" também podendo ser alocada; Sony divulga nota confirmando a existência da memória flexível.
Quando o Playstation 4 foi oficialmente revelado em Fevereiro, a Sony surpreendeu o público ao anunciar que a plataforma virá com um total de 8GB de memória RAM do tipo GDDR5 internamente. Agora, informações não oficiais estão indicando como o sistema do Playstation 4 gerenciará esta memória entre o sistema operacional e os jogos.
A Digital Foundry publicou no último Sábado ter tido acesso a uma documentação do Playstation 4 que informa que o sistema reservará 3,5GB da memória RAM para o SO e destinará os 4,5GB restantes exclusivamente para os jogos. Esta documentação teria sido mostrada ao site por uma "fonte bem posicionada" no desenvolvimento.
Entretanto, o site afirma ter ouvido de fontes adicionais próximas a Sony que, dos 8GB de memória do sistema, 1GB será de uma memória "flexível" que poderá ser usada pelos desenvolvedores de jogos, sendo que metade dela (0,5GB ou 512MB) também é destinada exclusivamente para os jogos.
Desta forma então, na prática, o Playstation 4 terá no mínimo um total de 5GB de memória RAM reservados de forma dedicada aos jogos, segundo os rumores.
Posteriormente à publicação da Digital Foundry, a Sony enviou uma nota ao site esclarecendo melhor alguns pontos publicados, e acabou confirmando a existência de uma memória flexível como parte do processo:
"Nós gostaríamos de esclarecer alguns equívocos em relação aos nossos sistemas de memória 'direta' e 'flexível'. A matéria declara que esta memória 'flexível' é emprestada do SO, e precisa retornar [ao SO] após ser utilizada. Não é este o caso.
A verdadeira distinção correta é esta:
- 'Memória Direta' é a memória alocada em cima do modelo tradicional dos videogames, com o jogo controlando todos os aspectos de sua alocação.
- 'Memória Flexível' é uma memória gerenciada pelo SO do PS4 de acordo com o comportamento do jogo, e permite que os jogos utilizem um montante generoso da funcionalidade de memória virtual FreeBSD. Entretanto, esta memória é 100% uma memória do jogo, e ela nunca é usada pelo SO, e sendo ela uma memória do jogo os desenvolvedores não deverão ter dificuldades em usá-la.
Nós não temos nenhum comentário para fazer sobre a quantidade de memória reservada pelo sistema ou para que ela será utilizada".
O Playstation 4 será lançado no final deste ano ao preço de $499.
........................................................................................................
Outras notícias:
........................................................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário