Mercado varejista dos Estados Unidos começa 2012 com um
aumento de 9% nas vendas durante as primeiras cinco semanas do ano, mas o
período padrão composto pelas quatro primeiras semanas mostram uma nova queda
de dois dígitos.
A NPD Group divulgou na semana passada os resultados de
vendas da indústria dos games e os 10 jogos mais vendidos durante o mês de
Janeiro nos Estados Unidos, revelando que Call of Duty: Black Ops II foi novamente
o título mais vendido entre os americanos durante o período e assegurou o topo
mais alto do quadro de vendas de softwares.
A lista de Janeiro traz na sequencia os jogos Far Cry 3 e
Just Dance 4 nas segunda e terceira posições, respectivamente, fechando assim o
pódio dos três títulos mais vendidos nos EUA durante o mês. Já DMC foi o único novo
lançamento a entrar na lista dos 10 jogos mais vendidos, com o jogo terminando o
seu mês de estreia na 6ª posição do quadro de vendas.
Callahan também citou em seu relatório o jogo Ni No Kuni,
informando que o título é o primeiro a aparecer fora da lista dos 10 jogos mais
vendidos em Janeiro, fechando assim na 11ª posição do quadro de vendas. Mais
ainda, Ni No Kuni teria ficado na 7º posição se a lista contabilizasse cada
edição de um jogo entre as diferentes plataformas de forma unitária, e não
acumuladas.
O analista também comparou o desempenho dos novos lançamentos
em relação ao ano passado, afirmando que “apesar de a quantidade de novos
lançamentos estarem relativamente parecidas quando comparado Janeiro de 2013 com
Janeiro de 2012, a performance dos novos lançamentos neste ano em relação ao
ano passado foi seis vezes maior, impulsionada pelo sucesso de títulos como DMC:
Devil May Cry e Ni No Kuni: Wrath of the White Witch.”
Após um conturbado ano de constantes quedas em 2012, as
vendas totais da indústria dos games - incluindo hardware, software e
acessórios - fecharam o mês de Janeiro no positivo pela primeira em muito tempo,
com o mercado varejista arrecadando um total de $834.7 milhões (R$ 1,67
bilhões), um aumento de 9% em relação a Janeiro de 2012.
O setor de softwares, incluindo as vendas de jogos para PC,
ficou estagnado no mesmo patamar do ano passado ao movimentar quase $393 milhões
(R$ 786 milhões), enquanto que as vendas de hardwares subiram 4% à $205 milhões
(R$ 410 milhões). Por fim, o setor de acessórios presenciou um considerável
aumento de 30% em comparação a Janeiro do ano passado com receitas totais de $256.6
milhões (R$ 513,2 milhões).
Entretanto, todos estes resultados requerem uma certa
explicação. Conforme detalhado pela própria NPD, o último mês de Janeiro especificamente
foi composto por um período de 5 semanas (do dia 30 de Dezembro de 2012 ao dia
02 de Fevereiro de 2013), ao contrário do período padrão de quatro semanas que
é geralmente utilizado para fazer o levantamento das vendas durante os meses de
Janeiro.
Isso se deve a um procedimento interno que a NPD faz a cada
seis ou sete anos como uma forma de ajustar o calendário para evitar a não
contabilização de dias soltos/perdidos durante o ano, mais ou menos como
funciona o ano bissexto. Logo, uma comparação direta entre este mês de Janeiro
com os meses anteriores não deve ser vista como a mais adequada, pois este mês
de Janeiro possui cinco semanas de arrecadação em vendas, enquanto que o
Janeiro de 2012 possui apenas quatro.
Pensando nisso, Callahan também forneceu os resultados de
Janeiro ajustados para quatro semanas apenas para que eles fossem usados como
um comparativo sobre como o período verdadeiramente se comportou em relação aos
demais meses, fazendo o resultado do mês voltar a apresentar queda de dois
dígitos.
Com os números ajustados para quatro semanas, os resultados
ficariam assim: as vendas totais – incluindo hardware, software e acessórios - cairiam
para -13% ao invés do aumento de 9%, as vendas de hardware ficariam em -17% ao invés
do aumento de +4%, as receitas de softwares despencariam -20%, e as vendas de
acessórios terminariam o mês com um aumento de +3% ao invés dos +30%.
Por fim, vale lembrar que o relatório da NPD engloba apenas
as vendas de novos produtos físicos no varejo, não contabilizando as receitas
obtidas pela indústria dos games com locações, vendas de jogos usados, vendas
de jogos no formato digital e vendas de jogos para aparelhos celulares.
VENDA DA INDÚSTRIA DOS GAMES NOS EUA – JANEIRO DE 2013
VENDA DA INDÚSTRIA DOS GAMES NOS EUA – JANEIRO DE 2013
VENDAS GERAIS
- Vendas totais no varejo: $834.7 milhões (+9% / -13% ajustado)
- Total de hardware: $205 milhões (+4% / -17% ajustado)
- Total de software: $393 milhões (0% / -20% ajustado)
- Acessórios: $256.6 milhões (+30% / +3% ajustado)
- Call of Duty: Black Ops II (360, PS3, Wii U, PC)** - Activision
- Far Cry 3 (360, PS3, PC) - Ubisoft
- Just Dance 4 (Wii, 360, Wii U, PS3) - Ubisoft
- NBA 2K13 (360, PS3, Wii, Wii U, PSP, PC)** - Take 2 Interactive
- Madden NFL 13 (360, PS3, Wii, PSV, Wii U) - Electronic Arts
- DMC: Devil May Cry (PS3, 360) - Capcom
- Halo 4 (360)** - Microsoft
- Assassin's Creed III (360, PS3, PC, Wii U)** - Ubisoft
- Skylanders Giants (Wii, 360, PS3, 3DS, Wii U)** - Activision
- FIFA Soccer 13 (360, PS3, Wii, PSV, Wii U, 3DS, PSP) - Electronic Arts
** Inclui edições de colecionador, edições GOTY, combinados,
etc., mas não inclui os jogos vendidos em conjunto com consoles.
FONTE: IGN.com / GamesIndustry.biz / Gamasutra.com
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