Sistema será comercializado a um preço abaixo do seu custo
de produção durante o lançamento, mas a empresa espera obter lucros com a
plataforma já no próximo ano fiscal; fabricante espera comercializar 5,5
milhões de unidades até o final de Março de 2013.
Antes de a Nintendo ter revelado o preço do Wii U, muitos
especulavam o valor que a empresa definiria para a sua nova plataforma, um
assunto que a fabricante sempre tratou com grande prioridade no planejamento de
seus sistemas caseiros no sentido de mantê-los a um nível acessível para o
consumidor final sem causar prejuízos para a empresa.
Com o Wii U, no entanto, este não será o caso. Em
novos documentos divulgados sobre os resultados e as projeções financeiras da empresa para o atual ano fiscal, a Nintendo admitiu que o Wii U será vendido
com prejuízos em seus primeiros meses de disponibilidade no mercado.
Posteriormente, em uma apresentação sobre os resultados
financeiros, o presidente da Nintendo Satoru Iwata reafirmou que as vendas do
Wii U causarão um “impacto negativo” nos lucros da empresa durante o período de
lançamento do console.
“Além da contínua valorização do iene, o hardware do Wii U
terá um impacto negativo nos lucros da Nintendo logo após o lançamento porque
ao invés de determinarmos um preço baseado no custo de produção, nós
selecionamos um que os consumidores considerassem razoável,” disse o presidente.
E continuou: “Nesta primeira metade do [ano fiscal] antes do
lançamento do Wii U, nós não pudemos obter lucros com o software para o sistema
porque nós tivemos que repor os prejuízos com o hardware, que está atualmente
em produção e será comercializado abaixo do seu custo.”
A Nintendo também revelou as suas projeções financeiras de
vendas do para o Wii U durante o atual ano fiscal, informando que ela espera
comercializar um total de 5,5 milhões de aparelhos no mundo todo até o final de
Março de 2013. Esta é a primeira vez que a Nintendo divulga previsões de vendas
para o Wii U em separado. Anteriormente, a fabricante havia anunciado apenas
previsões combinadas de 10,5 milhões de unidades entre o Wii e o Wii U.
O documento aponta ainda que a empresa espera vender um
total de 24 milhões de jogos para a plataforma, incluindo tantos jogos vendidos
nas lojas físicas quanto jogos digitais. Isto dá uma média de mais de 4 jogos
para cada aparelho Wii U comercializado, mas embora o número pareça alto, é bem
provável que a Nintendo esteja contando também com as cópias de Nintendo Land e
ZombiU que virão inclusas nas caixas do modelo Premium do console (o combinado com o jogo ZombiU será disponibilizado no mercado europeu).
Mas apesar de a Nintendo prever prejuízos com o Wii U durante
o seu lançamento, a empresa acredita que a plataforma se tornará lucrativa a
partir do próximo ano fiscal. Em uma seção de perguntas e respostas com investidores, Satoru Iwata disse que o custo de produção do sistema cairá
enquanto que as vendas de jogos aumentarão gradualmente.
“No próximo ano fiscal, nós teremos uma base instalada maior.
Nós teremos um leque mais rico de softwares e os custos de produção também
cairão,” disse o presidente. “Eu acredito que este é um objetivo que nós
podemos alcançar no próximo ano fiscal. Eu estou confiante de que no próximo
ano fiscal nós possamos melhorar o nosso mercado do Wii U a um nível em que a
plataforma como um todo (incluindo tanto o hardware quanto os softwares) proporcionem
sólidas contribuições para os nossos lucros.”
E o caminho
para se alcançar este objeto, segundo Iwata, está na qualidade e na quantidade
de jogos a serem disponibilizados. “O foco deve estar em construir uma
estrutura lucrativa e saudável para o negócio como um todo,” disse ele, “lançando
uma quantidade suficiente de softwares de qualidade em um ritmo rápido o
suficiente para o nosso console caseiro no qual nós possamos alcançar uma proporção
(quantidade de jogos vendidos para cada console vendido) maior do que o dos
sistemas portáteis, e vender o maior número de softwares possíveis. Eu acredito
que este é um objetivo que nós possamos alcançar no próximo ano fiscal.”
Não há dúvidas de que é crucial que o Wii U tenha sucesso para
que a Nintendo feche o atual ano fiscal com os lucros projetados pela empresa,
que na semana passada foram drasticamente reduzidos de 20 bilhões de ienes
(cerca de R$ 502 milhões) para apenas 6 bilhões de ienes (cerca de R$ 150
milhões), devido em partes às vendas abaixo do esperado do 3DS durante o semestre.
O atual ano fiscal da Nintendo vai até o final de Março do ano que vem, com o ano fiscal seguinte começando a partir de 1 de Abril de 2013.
FONTE: CVG.com / Eurogamer.net
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