A Crytek divulgou recentemente um belíssimo vídeo de Crysis 3 para demonstrar algumas das novas tecnologias de sua ferramenta de criação de jogos, a CryENGINE 3.
Confira abaixo a lista das técnicas mostradas no vídeo:
01:01 - Sombras volumétricas de nuvens em tempo real
01:09 - Mapeamento preciso de deslocamento de pixels
01:18 - Vegetação com textura detalhada
01:24 - Composição em 3D de efeitos especiais com reflexos de lentes
01:33 - Processo de Alto Alcance Dinânico (HDR) de formas e reflexos
01:37 - Terceira geração de iluminação universal em tempo real
01:41 - Efeitos dinâmicos em volumes de água
01:45 - Sombras volumétricas de névoas em tempo real
01:52 - Iluminação da área em tempo real
02:01 - Efeitos de partículas de luzes ilimitado
02:12 - Simulação integrada entre vegetação e materiais a base de tecido
02:24 - Tecnologia ultra secreta de sapo com textura detalhada (brincadeira do estúdio)
A engine, como é chamada as ferramentas de criação de jogos, como a CryENGINE 3, é a que está sendo utilizada na produção de Crysis 3. A Crytek também faz a comercialização do programa para outros estúdios que desejam fazer uso da ferramenta.
Segundo o chefe da Crytek, Cevat Yerli, a tecnologia CryEngine do estúdio já está “muito além da próxima geração de consoles.”
“Nós temos apresentado a CryEngine como uma tecnologia de próxima geração já a dois anos agora,” disse ele ao site CVG durante a E3 deste ano. “Desde 2010 que a CryEngine tem estado pronta para a próxima geração. Você olha para o que a atual próxima geração pode oferecer em relação a gráficos de próxima geração... É exatamente o que nós estávamos falando à dois anos atrás.”
Uma versão gratuita de uso não comercial da CryEngine está disponível para download no site da desenvolvedora e, embora seja necessário um certo conhecimento de desenvolvimento e programação para conseguir trabalhar com ela, a ferramenta está disponível para qualquer um fazer o download.
Uma engine é um programa de computador com ferramentas de programação e de desenvolvimento pré-prontas para uso. Nela se encontram várias ferramentas de programação já prontas par serem usadas na produção de um jogo, como por exemplo texturas, efeitos especiais como explosões, sombras e brilho, força da gravidade de objetos, animações, etc...
O objetivo de uma engine é melhorar a qualidade final e reduzir o tempo de produção de um jogo, já que algumas partes dele não precisarão ser programadas do zero; basta implementar as ferramentas já existentes em um software de engine.
O próximo título da desenvolvedora, Crysis 3, está previsto para ser lançado em Fevereiro de 2013.
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